No plano estadual, os servidores públicos se reuniram na última quarta-feira, 15, com a secretária do Planejamento e Gestão (Seplag), Sandra Machado, e apresentaram uma reivindicação de reajuste imediato de 15%.
Nos cálculos apresentados pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), as perdas salariais nos últimos oito anos foram da ordem de 37,03%, que a entidade reivindica sejam repostos de forma escalonada em três parcelas, as duas primeiras de 15% e a última de 7,03%.
A Seplag, por sua vez, afirmou que deve instaurar a Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) no início do mês de março. “Eu acredito que nós precisamos reforçar a dignidade dos nossos servidores. Precisamos trabalhar para construir um diálogo justo e igualitário”, afirmou a secretária Sandra Machado, que não definiu, contudo, quando deve ser apresentada a contraproposta do governo Elmano (PT).
A coordenadora-geral do Fuaspec, Eliene Uchoa, disse que essa indefinição “é uma questão de desapontamento e de insatisfação da categoria porque o que nós queremos saber é quanto e quando vai ser dada a reposição dos servidores públicos. Isso é o que nos interessa porque o nosso salário está sendo reduzido quando não existe a reposição”. (Colaboraram Mariana Lopes e Lennon Costa)