Logo O POVO+
Nome de Pinto Martins volta a estampar fachada do aeroporto de Fortaleza
Economia

Nome de Pinto Martins volta a estampar fachada do aeroporto de Fortaleza

|Fraport| Homenagem ao piloto cearense havia sido excluída da frente do terminal de passageiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FACHADA do Aeroporto volta exibir homenagem ao aviador cearense (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FACHADA do Aeroporto volta exibir homenagem ao aviador cearense

O Aeroporto Internacional de Fortaleza voltou a ter uma fachada com o nome do aviador cearense Pinto Martins. A homenagem havia sido excluída da frente do terminal por uma decisão tomada pela Fraport, empresa alemã que assumiu, como concessionária, o controle de administração do equipamento desde 2018.

O nome do aeroporto é resultado de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que foi sancionada em 1952 pelo então presidente da República, Café Filho.bhh

E apesar de que, oficialmente, o nome tenha sido mantido após a privatização, ele não era mais visível na fachada, sendo substituído por "Fortaleza Airport".

Confira no OP+: Herói apagado: 100 anos do voo pioneiro de Pinto Martins

A retirada da denominação de Pinto Martins gerou manifestações de parlamentares como os deputados Romeu Aldigueri (PDT), Acrísio Sena (PT) e Sérgio Aguiar (PDT), este último conterrâneo do aviador, cobrando a concessionária e exigindo que ela devolva a homenagem, considerando-se os aspectos legais envolvidos.

O assunto também gerou manifestação do presidente da Academia Cearense de Engenharia, Victor Frota.

E foi uma bandeira abraçada pelo Grupo de Comunicação O POVO. Em coluna editorial com o título "O resgate de Pinto Martins", publicada em 22 de janeiro deste ano, por exemplo, é ressaltada a importância dessa figura histórica para aviação nacional.

"Consideremos, de início, que não se trata de uma homenagem qualquer. Euclydes Pinto Martins, filho de Camocim, no litoral norte do Ceará, sempre foi um apaixonado pela causa aeronáutica. Mais do que isso, protagonizou pioneiro voo sobre o oceano Atlântico, entre Nova York e o Rio de Janeiro", destacou o editorial.

O percurso era de 5.678 km realizadas em 100 horas, com diversas paradas, incluindo em rios localizados em áreas selvagens da Amazônia e em sua cidade natal. No retorno ao Rio de Janeiro, Pinto Martins foi recepcionado pelo próprio presidente Artur Bernardes. Em 1952, o nome do piloto foi dado ao aeroporto de Fortaleza. "Típico caso, voltando ao tema da nominação do aeroporto, de um tributo que faz sentido considerados todos os aspectos pelos quais seja analisado".

Mais notícias de Economia

 

Mudança

Em cinco anos, o Aeroporto de Fortaleza já passou por várias mudanças. O terminal de passageiros, por exemplo, passou de 35 mil m² para 72 mil m²

O que você achou desse conteúdo?