Dentre os municípios, o principal destaque na exportação segue sendo São Gonçalo do Amarante, com US$ 111,56 milhões em vendas para o Exterior, alta de 1,8% ante igual mês de 2022. Equivale ainda a 55,2% do exportado pelo Ceará.
Impulsionou o resultado o aumento das compras dos Estados Unidos, sobretudo de produtos à base de ferro e aço. Fortaleza, por sua vez, foi o principal município importador, correspondendo a 37% do total comprado pelo Estado de fora em janeiro de 2022.
Por falar na Capital cearense, o município que figurou como segundo maior exportador do Estado no ano passado, foi superado por Sobral em janeiro. O município da região Norte do Estado vendeu U$S 22,01 milhões no mês passado, sendo 10,9% do total comercializado no Ceará.
A gerente do CIN, Karina Frota, lembra, contudo, que "Sobral ficou à frente de Fortaleza, mas manteve-se estável na comparação do período acumulado, 2023/2022. Inclusive, teve uma pequena redução nas exportações de calçados".
Já o polo industrial de Maracanaú alcançou US$ 9,33 milhões em exportações, o que representou uma queda foi de 16,3%. (Colaborou Adriano Queiroz)