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Azul: aeroportos regionais do Ceará terão voos diurnos
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Azul: aeroportos regionais do Ceará terão voos diurnos

| Mudança | Companhia deve alterar os horários entre abril e maio deste ano na tentativa de diminuir riscos meteorológicos e atrair mais clientes
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COMEMORAÇÃO do 1º lugar mundial em pontualidade foi feita em Campinas (Foto: Armando de Oliveira Lima)
Foto: Armando de Oliveira Lima COMEMORAÇÃO do 1º lugar mundial em pontualidade foi feita em Campinas

A Azul planeja mudar os horários dos voos que opera nas cidades do interior do Ceará de noturnos para diurnos. A companhia aérea oferece os trechos entre Fortaleza e os aeroportos de Aracati, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Juazeiro do Norte, São Benedito e Sobral.

A mudança deve acontecer em abril ou maio, segundo revelou com exclusividade ao O POVO Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da empresa.

O objetivo, segundo ele, é ter menos interferência do tempo nos voos e, principalmente, atrair mais clientes para a operação.

"Isso vai ajudar bastante por causa do tempo e também do acesso das pessoas. Porque viajar de noite é bom para fazer conexão, mas nem sempre fica tão bom para as pessoas. A gente observou que tem muito público local e dizia que não pegava o voo porque o horário não atendia, indo de carro ficava melhor", analisou, lembrando que os trechos foram lançados antes da pandemia e só retornaram em outubro de 2022.

Para avaliar o sucesso ou não do trecho, Silva disse que é necessário acompanhar a movimentação ao longo de um ano ou um pouco mais e, com pouco menos de seis meses, "precisa de mais tempo para maturar".

No entanto, a decisão de mudança de horários busca justamente reforçar os voos, em um momento que se torna decisivo para essa análise de sucesso.

Corporativos

"Nós tivemos o pico da alta temporada, o Carnaval, ou seja, muita gente viajando para visitar famílias. Agora, vai começar a demanda corporativa, que é o que realmente sustenta o voo. Pessoal que, eventualmente, pega voos mais longos, que aumenta a tarifa e ajuda a compor a rentabilidade do voo. Essa mudança de horário também vai criar uma nova ideia da demanda. Vamos desenvolver isso ao longo de 2023, mas obviamente, quando for sentindo sinais podemos aumentar a malha."

Ele contou que enxerga potencial de aumento em alguns aeroportos cearenses, como o recém-inaugurado Sobral, mas que o curto período de operação impede qualquer decisão de ampliação.

Além disso, o terminal só possui licença para operar as aeronaves do porte do Cessna Grand Caravan usado pela Azul nos trechos. O avião transporta até nove passageiros, além da tripulação.

Potencial cearense

"O Ceará é uma potência econômica dentro do Nordeste, um dos estados mais relevantes. Então, ter mais voos para lá, desenvolver mais a malha lá é uma questão natural. Mas antes de lançar mais cidades, quero ter uma demanda para justificar um avião maior em Sobral, um voo diário em São Benedito... Hoje, eu gero demanda com voos que tenho hoje. Mas se tenho voos diários, acelero mais rápido", concluiu.

*O jornalista viajou a convite da Azul

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Cessna Grand Caravan, usada nos voos regionais, foi adesivada com selo da premiação da Azul pelo 1º lugar no ranking mundial de pontualidade da Cirium em 2022
Cessna Grand Caravan, usada nos voos regionais, foi adesivada com selo da premiação da Azul pelo 1º lugar no ranking mundial de pontualidade da Cirium em 2022

Mais pontual do mundo, Azul vê mais oportunidades em Norte e Nordeste

Ao comemorar o 1º lugar no ranking mundial de pontualidade da Cirium em 2022, Azul apontou o Norte e o Nordeste do País como as regiões de mais oportunidades para criar demanda em toda a malha aeroviária nacional. A avaliação do CEO da companhia, John Rodgerson, vai ao encontro da fala do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

"Estou muito animado com a Amazônia. Somos a empresa aérea que mais conecta lá, são mais de 20 cidades. Obviamente, estamos fortes em Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, mas o Norte e o Nordeste deste país têm muita oportunidade. Nunca foram conectados e o tempo de conexão é muito grande", afirmou durante o evento promovido no hangar da companhia em Campinas (SP).

Rodgerson disse acreditar que os trechos criados em cidades pequenas, como os que opera no Ceará, geram demanda que alimenta toda a malha aérea, ajudando inclusive as concorrentes e proporcionando acesso da população local não só a viagem, mas a serviços e cargas de forma mais ágil, como destacou o ministro.

Objetivos e prêmio

França afirmou que 100 milhões de passagens aéreas são vendidas anualmente no Brasil, mas são referentes a apenas "10 milhões de CPFs (cadastros de pessoas físicas)". "As empresas de aviação foram heroicas durante a pandemia. Sobreviveram a esse período e vão ter a colaboração do governo para atingirmos nossos dois objetivos: ter voos em mais aeroportos e mais gente voando", disse.

O título conquistado pela Azul aconteceu depois de a companhia ter cumprido a pontualidade em 88,93% dos voos em 2022, segundo a Cirium, uma das referências mundiais em dados operacionais do setor. A Azul também foi a primeira aérea brasileira a conquistar o 1º lugar desse ranking.

 O jornalista viajou a convite da Azul

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