A Amazon tem sido uma das empresas que tem trabalhado forte para promover a equidade de gênero. Atualmente, 56% das pessoas se identificam com o gênero feminino nas operações da empresa no Brasil, e há cidades ainda, como Embu das Artes, onde as mulheres chegam a ser 74% do total de funcionários.
Já no centro de distribuição de Fortaleza, inaugurado em 2021, esse número chega a 57%. Cristiane Santana, 45, é gerente de segurança na Amazon Fortaleza e ressaltou que praticamente metade da equipe de vigilância é feminina, o que faz ela acreditar bastante no propósito da empresa.
"Quando a Amazon chegou aqui eu fiz todas as fases do processo seletivo, não tive qualquer privilégio, mas também não tive qualquer preconceito por ser mulher e atuar na área de segurança. E desde o lançamento eu estou aqui acompanhando esta equipe, o respeito se pratica diariamente aqui na empresa e as mulheres são bastante inclusas em todo o processo", disse.
Thomas Kampel, 31, líder de relações públicas da operação da Amazon no Brasil, disse que quando a gente pensa em um ambiente logístico, pensamos em homens fazendo força, mas o posicionamento da companhia é de ser diverso tal qual o consumidor é.
Como parte das ações da companhia em criar experiências inclusivas, hoje, no Dia Internacional da Mulher, a plataforma terá uma seleção de produtos exclusivamente de mulheres empreendedoras. Lá, os clientes conhecerão as histórias delas e poderão comprar suas marcas e produtos.
Ao final da campanha, 15% das vendas geradas serão destinadas para o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade a empreenderem. (Lennon Costa e Nathally Kimberly da rádio OPOVO/CBN )