Logo O POVO+
Mercado projeta manutenção da Selic em 13,75%
Economia

Mercado projeta manutenção da Selic em 13,75%

COPOM
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

O Banco Central vem sofrendo grande pressão do governo e de alguns setores da economia para começar a reduzir a taxa Selic, hoje em 13,75% ao ano.

Mas, pelo menos para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que se iniciou nesta terça-feira, 21, e se encerra hoje a taxa deve permanecer como está, na visão dos analistas do mercado financeiro.

Essa projeção foi unânime entre as 45 instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

Além disso, a maior parte delas (24) projeta o início dos cortes no segundo semestre; seis, ainda neste primeiro semestre; e outras 15, só em 2024.

Pressão pela redução da taxa

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que continuará pressionando o Banco Central para que reduza a taxa."Vou continuar batendo, vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros", disse ao portal Brasil 247 "Uma coisa que eu acho um absurdo é a taxa de juro estar a 13,75%, num momento em que a gente tem o juro mais alto do mundo, num momento em que não existe uma crise de demanda, não existe excesso de demanda." (Agência Estado)

Mais notícias de Economia

 

O que você achou desse conteúdo?