O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem, 24, que o governo federal já concluiu todos os trabalhos técnicos sobre o novo arcabouço fiscal e que apresentará resposta às dúvidas apontadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"A área técnica fechou o arcabouço fiscal. Está tudo em ordem. Agora, vamos voltar para o presidente, com as perguntas que ele fez, e só marcar a data. A palavra final é sempre do presidente, até ser anunciado, a palavra final é sempre dele. Ele pode fazer novas perguntas, mas as que foram feitas na reunião de sexta passada já estão elucidadas, foi bem tranquilo a reunião técnica a gente vai fazer uma devolutiva para ele e a gente espera aí nos próximos dias voltar a ele pra saber se há outras dúvidas que ele possa considerar. Mas até aqui está tudo bem", disse o ministro, após participar da reunião de conselho de governo no Palácio da Alvorada.
O projeto concluído foi apresentado, fora dos limites do Ministério da Economia, para a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento). Em seguida, Geraldo Alckmin (vice-presidente e ministro da Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Ambos elogiaram a nova fórmula e disseram que vai agradar consumidores e o mercado.
Haddad ainda declarou que Lula está bem e que o presidente presidiu a reunião do conselho de governo. Diagnosticado com pneumonia, o chefe do Executivo adiou para domingo o embarque para a viagem presidencial à China, que iria acontecer ontem.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) levará os empresários da megacomitiva que irá acompanhar a visita do presidente da República à China para visitar a sede de companhias chinesas de tecnologia populares no País, como as redes sociais de vídeos TikTok e Kwai e o e-commerce Alibaba.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, confirmou na última semana que vai fazer parte da comitiva brasileira.
As visitas técnicas de representantes de governos e empresários, que serão feitas de 28 a 30 de março, fazem parte do "Fórum Econômico Brasil-China: Novas Fronteiras para uma Parceria Sustentável". Os painéis e seminários do evento serão realizados no Hotel St. Regis, em Pequim, onde Lula ficará hospedado. Também estão marcadas visitas à sede da gigante do varejo eletrônico Alibaba e da sua rede de supermercados tecnológica, a Freshhippo.(Agência Estado)
Revelação
Arcabouço ainda deve ser apresentado à sociedade após a aprovação pelo presidente Lula, mas já é de conhecimento de alguns ministros e membros do Congresso