Logo O POVO+
Brasília é a que mais subiu no ranking
Economia

Brasília é a que mais subiu no ranking

65 posições
Edição Impressa
Tipo Notícia
Melhoria no ambiente regulatório e na infraestrutura explicam crescimento do empreendedorismo em Brasília (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Melhoria no ambiente regulatório e na infraestrutura explicam crescimento do empreendedorismo em Brasília

A capital federal, Brasília, subiu 65 posições no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) entre 2022 e 2023. O melhor desempenho no período de um ano, saltando da 69ª para 4ª posição. O ranking é feito desde 2014.

Fecham o pódio das cidades que mais cresceram no ranking das cidades de Boa Vista (RR), que passou da 47ª para 6ª posição, e Aparecida de Goiânia (GO), que subiu 30 posições, indo da 65ª para 35ª colocação.

Conforme o Enap, "no caso de Brasília, a subida no ranking geral se deve, principalmente, às melhorias registradas no ambiente regulatório (redução da alíquota interna do ICMS) e à simplificação burocrática (diminuição de tempo gasto com processos), questões que afetam diretamente a capacidade de empreendedores abrirem e manterem seus negócios, assim como de torná-las rentáveis".

"A capital do País também continua ocupando posição de destaque (3º lugar) no quesito infraestrutura, especialmente por ter boas conexões de transporte", acrescentou a entidade no documento.

Já Aparecida de Goiânia foi a cidade do interior com maior ascensão também por questões relacionadas à melhoria no ambiente regulatório, bem como na cultura empreendedora.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?