Logo O POVO+
Petrobras reduz em 8,1% preço do gás natural em maio
Economia

Petrobras reduz em 8,1% preço do gás natural em maio

| Para as distribuidoras| No acumulado do ano, recuo nos preços chega a 19%, segundo a estatal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MUDANÇA de preços começa a ser aplciada em maio (Foto: Agência Petrobras)
Foto: Agência Petrobras MUDANÇA de preços começa a ser aplciada em maio

A Petrobras divulgou, na manhã desta segunda-feira, 17, que os preços de venda de gás natural terão redução média de 8,1% para as distribuidoras a partir de 1º de maio, conforme os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.

Os contratos com as distribuidoras preveem ainda atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, vinculando esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o trimestre em referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.

A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.

A empresa ressaltou também que a atualização anunciada para o início de maio não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.

No comunicado, a Petrobras ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV- Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. "Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas", informa a estatal.

No Ceará, neste mês de abril, houve redução das tarifas médias do gás natural ofertados pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás) em quase todos os segmentos econômicos. A maior baixa foi no segmento cogeração, onde a redução média da tarifa foi de 5%, correspondente a uma diminuição de 15 centavos no preço do metro cúbico.

Com mais este ajuste, o preço do produto nas refinarias acumula queda de 19% no ano. Ontem, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reforçou que a diminuição faz parte da estratégia para ampliar a participação no mercado. "O preço do gás da Petrobras será o melhor preço que ela puder oferecer para captar clientes, da mesma forma que o combustível. Nós não vamos deixar um naco de fatia de mercado para o competidor que estiver praticando preços mais altos. Nós temos que ter o preço mais competitivo como produtor importante", afirmou.

Prates também disse que pretende rever a posição da empresa em relação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

"Nós vamos atuar [de forma] diferente em relação ao Cade do que o governo anterior fazia. Nós respeitamos as alegações do Cade, mas temos que nos defender, tanto no caso dos combustíveis, que obrigava a vender refinarias, a nosso ver, indevidamente, sem defesa à altura que o caso merecia, como na questão do gás." 

O que é gás natural?

O gás natural é um combustível fóssil oriundo da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos e sob condições ideais de pressão e temperatura.

A composição dele é feita de uma mistura de hidrocarbonetos leves, como metano, etano, propano e butano. Ele pode ser originalmente encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho em seu estado gasoso.

Devido às suas propriedades físico-químicas e à contínua evolução científica, o gás natural é utilizado em diversos setores da atividade econômica, como produção de eletricidade, comércio, residências, setor de transportes e matéria prima em processos industriais e químicos. (Com Agência Brasil)

Mais notícias de Economia

 

O que você achou desse conteúdo?