Logo O POVO+
Empresas estão em fase de licenciamentos ambientais
Economia

Empresas estão em fase de licenciamentos ambientais

Investimentos. Implantação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Pelo menos duas das empresas que já possuem pré-contrato assinado para o hub de produção de hidrogênio verde na área do Porto do Pecém, estão em processo de pedido de licenciamentos ambientais para que o processo tenha início. São elas: a Casa dos Ventos, em parceria com Transhydrogen e Comerc Eficiência, e a Fortescue Future Industries (FFI).

A primeira não divulgou o seu investimento inicial para a produção. Já a FFI terá aporte de US$ 6 bilhões, e deve utilizar uma área de 120 hectares. A intenção é produzir até 2026 cinco mil toneladas de amônia verde por dia, na planta do Ceará, com foco na exportação para a Europa.

Chamado de Iracema, o projeto da Casa dos Ventos quer chegar a produção de 2,4 milhões de toneladas de amônia por ano. A planta deve ter 60 hectares, divididos por fases e capacidade de até 2.4 gigawatts de eletrólise, produzindo 960 toneladas de hidrogênio por dia.

Para que tudo isso seja possível, porém, o executivo da Casa dos Ventos, Francisco Habib, lembrou que é fundamental o apoio governamental e que para ser competitivo, é necessário que se tenha o financiamento de governos e bancos de fomento. "Podemos ser líderes de produção, mas o apoio de governos é fundamental."

O que você achou desse conteúdo?