As cidades de Fortaleza e Aracati passarão a contar com um novo voo a partir de amanhã, operado pela Latam em parceria com a Voepass.
O anúncio foi feito ontem, pelo governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) e pela secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque em solenidade com a presença de diversas autoridades dos municípios beneficiados e do Estado.
Os voos terão frequência semanal partindo do Aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, às 17h45, em aeronave do modelo ATR72 que tem capacidade para transportar até 70 passageiros e duração de 30 minutos.
No sentido inverso, as decolagens partindo do Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati, também ocorrerão aos sábados, mas a partir das 18h45. O custo inicial da passagem é de R$ 198,51.
Na cerimônia de lançamento do novo voo, o governador Elmano de Freitas disse que vai investir recursos para fazer melhorias nos aeroportos do Estado.
“Nós devemos ter nos próximos dias anúncios de melhoria do nosso aeroporto de Aracati, como devemos ter anúncios de melhoria dos aeroportos do Ceará por inteiro, no que diz respeito à tecnologia e segurança”, enfatizou, sem citar quantias.
Já a secretaria do Turismo, Yrwana Albuquerque, destacou que o início de um novo entre Fortaleza e Aracati deve beneficiar outros municípios do entorno do município, tais como Fortim, Beberibe e Icapuí e citou a possibilidade de novas conexões com a região.
“Isso dará oportunidade para trazer novos voos não só de Fortaleza, mas também de São Paulo e Recife, por exemplo, para que a gente possa de fato movimentar o nosso Litoral Leste”.
Por sua vez, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia (Podemos), destacou a possibilidade de ligação da cidade com destinos no Exterior, considerando também o potencial do destino Canoa Quebrada, mais precisamente. “Esse voo já nos conecta com o mundo, porque afinal de contas a Latam tem, a partir de Fortaleza, ligação com Estados Unidos e Europa. Então, nós queremos junto com essas companhias aéreas promover o turismo do Ceará e daquele que é o maior destino no Estado depois da Capital”, exaltou.
O destino já era feito desde o ano passado pela Azul, em aviões Cessna Caravan, com capacidade para nove passageiros, integrando inicialmente a chamada Rota das Emoções que inclui ainda Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, e São Luís, no Maranhão. Atualmente, o voo é realizado duas vezes na semana, às segundas e quintas-feiras, partindo de Fortaleza às 11h50.
Objetivo
Com novos voos, Estado pretende incrementar também outras cadeias econômicas do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe