As prefeituras de Xiamen (China) e Fortaleza devem assinar hoje termo de cooperação tornando as duas cidades “irmãs”, acordo que possibilita intercâmbios e investimentos de caráter cultural, turístico e econômico. As conversações nesse sentido começaram em 2015.
Ontem, o prefeito de Xiamen, Huang Wen Hui, reuniu-se com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, em conversa na qual foram destacados os interesses em telemedicina e educação, com foco em inovação, bem como ressaltada a agenda comum voltada para a energia limpa e o hidrogênio verde.
A província de Fujian, onde fica localizada Xiamen, já tem uma parceria de “estado-irmão” com o Ceará desde 2001. Sobre os próximos passos da relação entre a cidade e a província chinesas e o Estado, o governador Elmano disse que médicos cearenses visitaram a China “para fazer intercâmbio na área de telemedicina, e eles também têm interesse no setor de transplante de órgãos, do nosso Hospital de Messejana”. Ele acrescentou que discutiu com Huang Wen Hui o aperfeiçoamento educacional com trocas de experiência mútuas.
Já a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, lembrou o estreitamento de laços do Estado com a China desde a viagem de uma comitiva cearense ao país asiático no fim de março. “Nós precisamos muito desses investimentos chineses, seja na área de tecnologia, seja na área de energia renovável, seja na área de infraestrutura e nós estamos aqui para apoiar, no que for possível, a atração desses empreendimentos”, disse.
Desde que chegou ao Brasil, na última quarta-feira, 10, o prefeito de Xiamen anunciou investimentos de R$ 5 bilhões em acordos com empresas nacionais.