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M. Dias Branco celebra os 70 anos da marca Fortaleza
Economia

M. Dias Branco celebra os 70 anos da marca Fortaleza

Com afetividade e resgatando momentos importante à mesa das famílias, a campanha, em parceria com O POVO, valoriza a tradição cearense no aniversário da sua primeira marca
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Fábrica Fortaleza produz mais de 60 itens alimentícios (Foto: Divulgação/M. Dias Branco)
Foto: Divulgação/M. Dias Branco Fábrica Fortaleza produz mais de 60 itens alimentícios

Entre os meses de maio e julho, a M. Dias Branco tem realizado uma série de ativações que fazem parte da campanha em alusão à sua primeira marca, a Fortaleza, que nasceu em 1953, na capital cearense.

Neste período, a empresa irá buscar emocionar os consumidores, com ações que promovem amor, afeto e acolhimento, ingredientes especiais da Fortaleza. Entre as diversas ações da marca, quem estarão presentes em rádio, televisão mídia digital externa e ponto de venda, está a valorização do jornal imprenso, em uma parceria com o Grupo de Comunicação O POVO.

Assinantes do O POVO receberam no último sábado, 13, junto com o seu jornal uma edição histórica e celebrativa com data de 13 de maio de 1953, incluindo as editorias nostálgico e contemporâneo, contando sobre o universo da marca Fortaleza, a linha do tempo da companhia e um depoimento do presidente Ivens Dias Branco Júnior. O impresso, entregue junto com a Cracker em embalagem comemorativa, também traz as perspectivas da marca para o futuro.

“A campanha reforça a presença da marca na mesa das famílias cearenses ao longo desses 70 anos, uma tradição passada de geração em geração. Fortaleza testemunha e integra laços afetivos e por isso a marca permanece na memória e no dia a dia dos consumidores”, comenta Mariana Chiappetta, gerente de produto Fortaleza da M. Dias Branco.

Para o diretor de Negócios do O POVO, Alexandre Medina, a relação da marca com o jornal é sem dúvida uma relação de carinho e respeito, construída solidamente ao longo das últimas sete décadas.

O POVO e a marca Fortaleza, juntos, promovem um resgate da tradição, por meio da qual o sensorial de receber o jornal impresso em mãos não é superado por nenhuma ação digital. Um resgate de memórias afetivas. Quem nunca amanheceu desejando um bom café acompanhado da Cream Cracker Fortaleza e lendo O POVO?”, ressalta Medina.

O executivo do O POVO comenta que a ação que celebra os 70 anos da Fortaleza foi desenvolvida em conjunto pelo marketing da M. Dias Branco e a área de negócios do O POVO.

A coordenadora do projeto no O POVO, Gerlaine Sombra, detalha que o desafio principal era encontrar as conexões afetivas com os consumidores da Capital cearense.

“Concebemos a ideia do caderno especial com a ação de envio do biscoito Cream Cracker juntos, mas quando vi outras possibilidades no digital, ampliamos o projeto e hoje conseguimos impactar tanto nossos assinantes do jornal impresso quanto a audiência do nosso digital por meio de conteúdos customizados no portal, enquete nas redes sociais, e até na rádio Nova Brasil”, declara.

70 anos da Fortaleza

A marca Fortaleza, do grupo M. Dias Branco, surgiu quando a Padaria Imperial, fundada pelo português Manuel Dias Branco, mudou-se da Rua Visconde do Rio Branco, no Centro, para a Rua João Cordeiro, na Aldeota, onde fica hoje o hotel Praia Centro.

Lá, o prédio foi transformado em uma padaria, com uma pequena fábrica de biscoitos no segundo andar. Pouco tempo antes, seu filho Ivens, com apenas 17 anos, havia decidido trabalhar com o pai, convencendo-o a iniciar a produção dos biscoitos.

Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a nova padaria ganhou o nome de Fortaleza para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.

O primeiro sucesso de vendas foi um biscoito do tipo Maria, batizado por Ivens como Pepita, remetendo à ideia de “pepita de ouro”. Entre 1954 e 1960, Manuel e o filho Ivens investiram intensamente em máquinas, fornos e moldes para ampliar a produção da marca Fortaleza.

Novos produtos

Os investimentos não paravam. Logo os empresários pensaram em fabricar também macarrão, que tem como ingrediente principal, assim como os biscoitos, a farinha de trigo. Outro fato marcante da história da marca é a Kombi Fortaleza, que rodava pela cidade para distribuir as famosas massas e biscoitos da marca.

E o mascote da marca, o personagem Fortinho, até hoje estampa as embalagens e está presente na memória afetiva dos consumidores.

Em 1967, a fábrica passou por grande ampliação para acompanhar o crescimento da cidade. Neste mesmo ano, foi lançada a linha Extra Fina de produtos, acondicionados em embalagens especiais para distribuição em cidades distantes.

Mas as ampliações já não eram suficientes para dar conta da produção, dado o sucesso dos produtos Fortaleza, que já eram vendidos em outros estados das regiões Norte e Nordeste.

Nova sede

Em 1980, foi inaugurada a sede da Fábrica Fortaleza, no município do Eusébio. Esta planta, hoje, é um complexo industrial com fábrica de massas, biscoitos, torradas e, também, um moinho de trigo.
Na década de 1980, o portfólio da Fortaleza já contava com três linhas de biscoitos e duas de massas.

Hoje, a Fortaleza oferece mais de 60 itens, entre massas do tipo comum, instantâneas, para rechear, sêmola e sêmola com ovos; biscoitos doces, amanteigados, salgados, água e sal, Cream Cracker, Maria, Maizena e rosquinhas; e uma linha de torradas. 

Atualmente, a M. Dias Branco é líder na produção de massas e biscoitos do País e gera mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões.

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