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Usuários reclamam de atraso no seguro-desemprego
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Usuários reclamam de atraso no seguro-desemprego

| Benefício| As queixas vão desde mudança nas datas de pagamento à dificuldade de contato com a Caixa e o MTE
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36% das pessoas desocupadas no Brasil estão entre 14 a 24 anos (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil 36% das pessoas desocupadas no Brasil estão entre 14 a 24 anos

Usuários reclamaram nesta quinta-feira, 18, de atrasos no pagamento do seguro-desemprego. As queixas vão desde mudança nas datas de recebimento do benefício, cancelamentos à dificuldade de entrar em contato com a Caixa e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para entender o que está acontecendo. A hastag #segurodesemprego viralizou no Twitter com os relatos dos internautas.

Uma usuária, por exemplo, relatou que inicialmente o pagamento dela estava previsto para o dia 8 deste mês, depois foi reprogramado para o dia 17 e depois passou a constar como “devolvido”. 

Ela reclama que tentou entrar em contato tanto com a Caixa, como com o Ministério do Trabalho, mas não obteve retorno. “O seguro desemprego de milhares de pessoas não só atrasou como foi devolvido e nem a Caixa nem o Ministério do Trabalho se pronunciaram. Pessoas que dependem desse valor estão desesperadas, desamparadas e sem informação”, reclamou.

O tweet dela conta com mais de 58,4 mil visualizações. E nos comentários, outros internautas relataram problemas similares no pagamento.

“Rapaz, achei que tinha acontecido comigo, o meu também foi devolvido, estava agendado para o dia 16, mostrou que tinha sido liberado, mas não caiu. E no dia seguinte mudou o status para devolvido”, criticou outro internauta.

Outra internauta afirma que tentou ligar para a central de atendimento 158 do MTE, que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, mas não obteve retorno.

“Seguro-desemprego normal mês passado na minha conta do Bradesco, esse mês mudaram a data para ontem (16/05) e ficou como emitida e hoje deu como devolvida. Para variar o 158 está sem sistema, e estou sem saber o que fazer, não estou sozinha pelo visto né? vamos criar um grupo?”, reclamou.

 

O POVO procurou a Caixa e o Ministério do Trabalho e Emprego para se manifestarem sobre o assunto. Em nota, a Caixa informou "que as informações devem ser buscadas junto à assessoria do Ministério do Trabalho, que é o gestor do benefício".

O MTE ainda não se manifestou sobre o assunto, assim que tivermos um retorno, esta matéria será atualizada.

Entenda o que é o seguro-desemprego?

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

O benefício é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

A Caixa atua como agente pagador do Seguro-Desemprego, cujos recursos são custeados pelo Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), nos termos da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

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Entenda

O seguro-desemprego é pago de 3 a 5 parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. A Caixa atua como agente pagador dos recursos custeados pelo Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT)

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