No Ceará, mais de 900 mil contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda 2023, conforme balanço parcial divulgado pela Receita Federal. O prazo para entrega da declaração encerrou às 23h59 de ontem.
No Brasil, foram mais de 40 milhões de documentações entregues no prazo. Segundo José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, o número de declarações superou a estimativa inicial de 39,5 milhões, muito provavelmente devido à facilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos do modelo de declaração pré-preenchida.
Fonseca explica que outro possível motivo é o aumento de retificadoras. No ano passado, no fim do prazo, foram registradas 2.370.762 declarações retificadoras. Este ano, já são mais de 3.156.003, demonstrando que os contribuintes estão buscando informações para que possam regularizar suas declarações.
"É importante ressaltar que aqueles que são obrigados a entregar a declaração e não o fizerem dentro do prazo estarão sujeitos a multas", afirmou.
A multa correspondente é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. O sistema de envio ficou fechado a partir da meia-noite e será reaberto somente às 8h de hoje, quando o envio em atraso já gerará multa.