O Dia dos Namorados, que será comemorado no próximo dia 12 de junho, deve gerar um incremento de 82% no faturamento em bares e restaurantes em relação ao ano anterior. A projeção é feita pela Associação de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE).
Segundo a entidade, a data é a mais expressiva do ano para o setor, junto ao Dia das Mães. Suprindo uma baixa que ocorre entre os meses de janeiro e abril, que costuma registrar movimentação e vendas menos impactantes.
Além da alta expectativa para a data, a pesquisa também apontou uma melhora para os estabelecimentos em comparação ao início do ano.
Segundo dados divulgados pela associação, cerca de 26% dos estabelecimentos ainda registraram prejuízo em abril, número melhor do que foi registrado em março, que contabilizou cerca de 31% dos estabelecimentos em déficit. Ainda em abril, 24% registraram lucro e 48% conseguiram trabalhar em equilíbrio. Os outros 2% das empresas não existiam em abril.
“Apesar de melhora nos indicadores, um número preocupante de empreendedores ainda não consegue equilibrar suas contas. Uma data como o dia dos namorados pode contribuir para que muitos consigam amenizar suas dividida e sonhar com dias melhores”, disse Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.
A pesquisa também escutou alguns estabelecimentos que estão se movimentando para renegociar as dívidas através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Ao todo, cerca de 7% dos estabelecimentos conseguiram ser atendidos pelo programa após a nova lei ser promulgada em abril, que permite estender o prazo de pagamento junto aos bancos.