Logo O POVO+
Consumidor precisa analisar finanças pessoais para não ficar superendividado
Economia

Consumidor precisa analisar finanças pessoais para não ficar superendividado

Educação Financeira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os consumidores vêem no novo programa do governo uma oportunidade de comprar um veículo novo devem estar atentos. De acordo com o PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, é necessário atenção ao nível de endividamento para não prejudicar as finanças pessoais.

Apesar da oferta de veículos com preços mais baixos, o consumidor precisa ficar atento a alguns pontos imprescindíveis. Para além dos valores relativos à compra ou financiamento, é preciso contar com o custo de manutenção, seguro, combustível, impostos e até mesmo possíveis multas.

Reinaldo entende que é necessário saber se esse é realmente o momento certo de comprometer a sua renda com essa compra, antes as pessoas deveriam ver em qual situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou poupador.

"Quem já possui um carro quitado, só deve tirar dessa lista as prestações. Mesmo assim, verá que a despesa total chegará, em média, a 2% do valor do carro. Dessa, forma a manutenção de um veículo de R$ 60 mil, por exemplo, tem um custo de aproximadamente R$ 1.200,00 mensais", afirma.

O educador financeiro destaca que os endividados devem evitar ao máximo a nova dívida, pois o importante, nesse momento, é quitar as dívidas e não entrar em mais uma. "Se possuir um carro for uma vontade grande, ele deve entrar na lista dos sonhos, a ser adquirido no médio ou longo prazo."

Já no caso daqueles que estão numa condição financeira equilibrada, é preciso atenção, pois "basta um descuido" para entrar na lista dos endividados. "Por isso, antes de comprar é preciso criar uma reserva estratégica. Só depois ir atrás desse sonho."

Na avaliação de Reinaldo, o melhor cenário para aderir ao programa é o caso dos consumidores que já estejam se planejando para adquirir um veículo. "Se já estava no planejamento, é hora de pesquisar com calma e paciência todas as opções de carro que agrada, avaliando pontos fortes e fracos. De qualquer forma, é essencial refletir sobre a real necessidade da compra e analisar as finanças."

 

O que você achou desse conteúdo?