Mas não são animadores para o mercado de franchising apenas os números no Ceará ou na região Nordeste. Os números nacionais também foram de forte expansão no 1º trimestre de 2023, com um crescimento de 17,2%, em termos de faturamento (ou R$ 50,85 bilhões, na comparação com os três primeiros meses do ano passado).
Segundo o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, o segmento de franquias está com mais de 184 mil unidades, presentes em 62% dos municípios brasileiros, um aumento de seis pontos percentuais na comparação com o registrado em 2022.
"Por que as pessoas investem em franquias? Obviamente, uma das razões é que esse é um modelo de negócio, no qual o produto e o serviço já vem desenhado e testado. Esse é um elemento importante na hora de ingressar no mercado de franquias", destaca.
Na ABF Expo, por exemplo, entre as marcas expositoras participam desde franquias que têm investimento inicial de R$ 9 mil, as chamadas microfranquias (aquelas cujo investimento máximo inicial é de R$ 135 mil), até as que requerem aporte de R$ 2 milhões.