Logo O POVO+
Oceano de planejamentos para desenvolver a pesca
Economia

Oceano de planejamentos para desenvolver a pesca

Mar aberto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O programa Ceará: Mar de Oportunidades, elaborado pela Fiec e publicado em 2021, apresenta uma variedade de ações voltadas para apoiar o desenvolvimento da Economia Azul. A ideia principal foi solucionar problemas como falta de estrutura nas informações e burocracia em

O documento elenca diversos objetivos dentro dos segmentos de aquicultura e pesca, com requisitos para o funcionamento efetivo das iniciativas. Entre as condições, está o apoio das empresas dentro do ramo.

Atualmente, o plano está na fase de desenvolvimento e acompanhamento. O cronograma inicial prevê que o encerramento será entre setembro e dezembro de 2023.

Diversas instituições foram indicadas pelo plano como ideais para a participação no projeto. Além da Fiec e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o arquivo menciona o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio).

A entidade é uma representação institucional da indústria de pescado no Estado, com foco na promoção de exportações e na articulação empresarial.

Roberto Gradvohl, presidente da câmara setorial de Economia Azul da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), explica como vem sendo a continuidade do projeto.

"A gente tem evoluído bastante. Basta dizer que hoje o Ceará é o maior exportador de pescados do Brasil. E com um diferencial, que eu considero muito importante: a nossa pesca é quase 100% toda artesanal. A vantagem dela ser artesanal é porque ela garante maior sustentabilidade ao nosso produto", apontou.

De acordo com ele, o Rastum é muito importante para garantir a qualidade dos pescados, pois a venda de tais produtos depende da rastreabilidade e da sustentabilidade.

"Nesse momento, estamos trabalhando no sentido de reabrir o mercado europeu, pois desde 2018 o Brasil não pode exportar pescados para a Europa. Estamos trabalhando para desbloquear".

O presidente da Câmara ainda salientou que é muito importante ter dedicação do Estado e das empresas no segmento pesqueiro do Ceará. "É um setor altamente inclusivo, altamente distribuidor de renda".

O que você achou desse conteúdo?