A Qair Brasil, subsidiária brasileira do grupo Qair International, inaugurou ontem o seu Cluster Híbrido Eólico e Solar Fotovoltaico, no Trairi, com capacidade instalada de 429,4 megawatts (MW), o equivalente ao abastecimento de 805 mil residências e a redução de 103 mil toneladas de CO2.
O investimento é de R$ 1,92 milhão, com financiamento do Banco do Nordeste (BNB).
Conforme Armando Abreu, presidente da empresa, este é o "único cluster híbrido em operação no Brasil". "Este empreendimento representa o compromisso da Qair com o desenvolvimento sustentável e a transição para uma matriz energética mais limpa e responsável."
Ele destaca ainda a parceria com a EDP e com a CSI Geradores, para começar a dar uso ao H2V. Para isso, a Qair adquiriu dois geradores de 100 quilowatts cada, a hidrogênio verde, e estabeleceu um protocolo com a CSI para a geração de energia para eventos particulares e governamentais.
"Olha em termos de gerador se tudo correr bem, eu ainda este ano quero gerar energia com hidrogênio. Por isso é só uma questão de ajustar alguns processos e teremos energia elétrica produzida por hidrogênio no Ceará", destacou.
Durante a construção do Cluster, a Qair Brasil gerou cerca de 1.100 empregos diretos, sendo cerca de 80% desses destinados aos cearenses."A Qair sempre que instala um parque, seja ele eólico ou solar, uma de suas condições contratuais é, exatamente, a utilização da mão de obra local."
Atualmente, a Qair Brasil está trabalhando em fase de pré-implantação de mais de 420MW de fonte solar. No Ceará, o complexo eólico e solar fotovoltaico Serrote e sua expansão, Serra do Mato, juntos, possuem capacidade de cerca de 331,8 MW de energia eólica e 101 MW de energia solar.