Alvo de críticas pelo setor produtivo pela falta de medidas para a publicação de uma regulamentação para o hidrogênio verde (H2V), representantes do Executivo e do Congresso se reuniram ontem, 16, em Brasília, juntamente com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em seguida, o senador Cid Gomes (PDT/CE) afirmou que a minuta para a legislação vai ficar pronta em setembro.
"Queremos, já neste mês de setembro dar uma avançada em uma minuta de uma legislação de regulação e que isso já possa ser colocado em audiências públicas para receber sugestões da população", afirmou o parlamentar que é presidente da Comissão Especial do Hidrogênio Verde do Senado Federal.
Presente ao evento, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Henrique de Sabóia, defendeu que a ANP seja a responsável pela regulação da produção, captação, armazenamento, comercialização e autorização de uso do H2V.
A Agência Nacional de Águas (ANA) também deve se envolver no processo, uma vez que a água é insumo essencial para a produção do hidrogênio verde, via eletrólise. Ao mesmo tempo, o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), capitaneado pelo Ministério de Minas e Energia, também conduz reuniões.