O Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), idealizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), completa 25 anos. Referência nacional em iniciativas de cidadania fiscal, o PEF promove ações na sociedade que disseminam a importância social dos tributos. Dentre os feitos do PEF está a marca de mais de 70 escolas já adotaram a disciplina.
"Falar de educação fiscal é falar sobre cuidar do Brasil, cuidar do Ceará. A educação fiscal é uma das vertentes importantes da educação. A sociedade precisa entender a importância do tributo e da forma como ele retorna para as pessoas. Quanto mais a gente descomplica um assunto complexo, mais as pessoas vão compreender como funciona o Estado, para cobrar mais da gente, para que sejamos servidores melhores e para que nós façamos gastos, a cada dia, com mais qualidade, para atender as necessidades, principalmente, daqueles que mais precisam", destacou o secretário Fabrízio Gomes (Fazenda).
Para celebrar a data, a Sefaz-CE realiza dois dias de atividades, homenageia 25 personalidades que contribuíram para difusão do tema e destaca conquistas do programa. A programação iniciou ontem, com a palestra do auditor Dão Real, da Receita Federal - parceira do Programa, junto da Secretaria de Educação, da Escola de Gestão Pública e de secretárias de finanças dos municípios.
"O Programa de Educação Fiscal é a joia da Sefaz, porque ele vem também para cumprir uma das principais funções da educação na sociedade, que é reduzir as desigualdades. É um programa cumprido com muita força e com muito trabalho por todos que já participaram dele. E a conquista do espaço dentro da escola é muito valiosa. É uma história para celebrar mesmo", disse Idilvan Alencar, servidor fazendário e deputado federal homenageado ontem.
Ainda está previsto o lançamento do e-book "PEF 25 anos: reflexões e práticas para uma sociedade mais justa", que traz artigos científicos, escritos por pesquisadores da área de educação fiscal, servidores e colaboradores da Sefaz-CE.
Um dos principais momentos da programação será a homenagem feita a 25 personalidades que contribuíram para a trajetória e conquistas do PEF.
Já na tarde da sexta-feira (18/8), o auditório da sede III da Fazenda estadual recebe professores e estudantes cearenses, das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral que possuem a disciplina eletiva de Educação Fiscal nos seus currículos, para o evento Game da Cidadania. A competição, com mediação dos gestores do PEF-CE, premiará os participantes com Ipad, Iphones e caixas de som JBL G3 (doados pela Receita Federal), além de troféus.
Veja a lista de 25 homenageados abaixo: