O presidente da ABCasa, Eduardo Cincinato, diz que o desafio do setor de casa e decoração agora é manter o alto desempenho alcançado durante o auge da pandemia, quando as pessoas cuidaram mais de suas residências. Cincinato é o anfitrião da ABCasa Fair, evento apresentado como o maior da América Latina e o sétimo maior do mundo no segmento, e destinado apenas a empresas. Começou dia 18 e acaba hoje, em São Paulo.
Ele abriu o evento com dados de uma nova pesquisa a atestar o peso do segmento. De acordo com levantamento encomendado pela ABCasa ao Instituto de Estudos e Marketing Industrial - Inteligência de Mercado (Iemi), o segmento movimentou R$ 109 bilhões em novos negócios em 2022 - um crescimento de 5.3% versus o ano anterior. O estudo abrangeu diversos aspectos da indústria e foi a primeira pesquisa setorial divulgada pela instituição após a pandemia.
Cincinato aponta a criação de 456 mil empregos diretos em 2022. "O nosso setor, junto com a construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração".
Segundo o levantamento, a indústria conta com um total de 230 mil pontos de venda, totalizando uma taxa de crescimento anual de 6.1% no período de 2019 a 2022. As regiões Sul e Sudeste do país concentram 70.2% dos pontos de venda, enquanto a região Nordeste responde por 17.8%.
Cincinato esteve com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin na tarde de sexta-feira, em São Paulo. A pauta incluiu a retomada da industrialização do País, mas ele minimiza o fator China. "A indústria chinesa é complementar ao nosso negócio. Trazemos produtos e conseguimos complementar. A indústria nacional está em bom momento e tem conseguido gerar mais negócios", afirma. O principal ponto da conversa, segundo ele, foi pedir apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Dentre os 390 expositores na ABCasa Fair, quatro são fornecedores do Ceará. Redes Isaac, Maximaplast, Empório Box e For-Plast. Isabel Vieira, executiva da Redes Isaac, fundada em Jaguaruana e hoje com sede na Serrinha, disse que participa desde a primeira edição.
"Para nós tem uma aceitação muito positiva, pelo design, pela diversificação, cores". A empresa exporta. Alemanha, França e Dinamarca são os maiores compradores. Na lista entram ainda, Holanda, Portugal, EUA e Japão. "Já mandamos para os cinco continentes".
A pesquisa encomendada pela ABCasa ao Instituto de Estudos e Marketing Industrial - Inteligência de Mercado (Iemi) aponta ainda que o varejo físico foi responsável por movimentar aproximadamente R$ 93.5 bilhões, representando 85.6% do mercado de casa e decoração.
O e-commerce também alcançou um desempenho importante, movimentando estimados R$ 15.8 bilhões, o que corresponde a 14.4%, com uma taxa de crescimento anual de 51.7% no período de 2019 a 2022. O estudo também identificou oportunidades valiosas para a indústria local, com a produção a valores de fábrica atingindo R$ 54 bilhões em 2022. As exportações totalizaram R$ 1.3 bilhão. Os Estados Unidos aparecem como o principal comprador, com 23%. Isto corresponde a US$ 318.7 milhões, seguido pela Argentina com 17.9%.
Para presidente da ABCasa, Eduardo Cincinato, a expectativa é que o mercado continue a crescer no próximo ano. "Estamos em nossa 11ª edição da ABCasa Fair, principal feira de negócios B2B de alta decoração da América Latina, e os números de vendas gerados com a feira são bastante otimistas, ou seja, é possível ver o mercado se aquecendo e se preparando para a chegada de 2024".
Organizada e realizada pela ABCasa – Associação Brasileira de artigos para casa, decoração, presente criativos, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxteis para o lar –, a ABCasa Fair é uma feira B2B que congrega lideranças de negócios do setor para alcançar o que há de melhor em artigos para casa, presentes e festas. O evento tem a missão de transformar o mercado de modo sustentável, competitivo e inovador.
A ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) foi fundada em 2016 com a missão declarada de fortalecer o setor e fomentar o relacionamento entre empresas, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais do segmento de alta decoração. Tem mais de 650 associados
*O jornalista viajou a convite da ABCasa Fair.