O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, cujo edital de concessão foi cancelado, foi o segundo parque mais visitado no País, em 2022, conforme levantamento do ICMBio.
Com 1,6 milhões de visitas, o Parque Nacional de Jericoacoara foi o foi a terceira unidade de conservação mais visitada e o segundo entre os parques no período. O destino cearense só ficou atrás do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 3,5 milhões de visitas.
De acordo com o ICMBio, em todo o país foram registradas mais de 21,6 milhões de visitas em 137 unidades de conservação. O resultado é o triplo de 2021 (6,9 milhões). O alto número de visitas foi atingido com grande contribuição do turismo de sol e mar, além de conquistas técnicas do Instituto que melhoraram o processo de monitoramento.
No caso de Jeri, na área total do Parque Nacional de Jericoacoara, 6.150,29 hectares, ou cerca de 73%, pertencem ao Governo do Ceará. “Lá, o Estado fez investimentos e ações nos últimos anos, promovendo a sua preservação, o estímulo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou comunicado oficial da gestão Elmano.