O Mercado Livre retomou as negociações com o Governo do Estado para montar um centro de distribuição (CD) no Ceará. A informação foi divulgada durante o evento Mercado Livre Experience, em São Paulo.
Na ocasião, foram anunciados dois novos centros de distribuição da empresa, um no Rio de Janeiro, que já está em operação, e um em Recife, que deve começar a funcionar no 2° ou 3° trimestre de 2024. Ambos empreendimentos tem expectativa de gerar mil novos empregos.
Em coletiva à imprensa, o encarregado das operações no Brasil, Fernando Yunes, disse que a empresa quer muito ter um canal de envio no Ceará, e explicou a situação.
"Estamos em conversas e queremos muito lançar um centro de distribuição no Ceará. A conversa está acontecendo na direção de um decreto ser publicado autorizando os modelos que a gente precisa para ter um centro de distribuição".
O modelo citado por Fernando é um que permita que a empresa não tenha que abrir uma filial de um novo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) onde está o centro de distribuição, porque, segundo ele, isso burocratiza, e faz com que muitos vendedores não irem se ele precisar abrir uma nova empresa.
Dessa forma, o Mercado Livre optou por priorizar investir em estados que já tem um modelo onde isso não é necessário, mas que tem mantido conversas com o Ceará para que o Estado também vá nessa direção e viabilize a chegada da empresa.
A negociação da companhia com o Ceará para um centro de distribuição já vem acontecendo há mais de um ano. Em abril, o diretor sênior de Logística da empresa, Luiz Augusto Vergueiro, disse com exclusividade ao O POVO que o Mercado Livre havia mudado a estratégia de malha e tinha estacionado o plano do CD no Estado.
Fernando Yunes ressaltou que, além da geração de empregos, uma das grandes vantagens das novas instalações é a possibilidade de entregas no mesmo dia nos arredores da região. Assim, a previsão é que os usuários recebam o produto mais rápido no Grande Recife e nas regiões vizinhas.
De acordo com Vergueiro, os produtos chegam ao Ceará, hoje, via aéreo, saindo de São Paulo, e já é possível que muitos itens cheguem aos usuários no dia seguinte após a compra, mas com o CD em Recife, esse processo deve ser ainda mais acelerado.
No entanto, ele também reforçou o desejo de ter esses produtos sendo distribuídos diretamente de Fortaleza: "Queremos estar em Fortaleza para poder entregar a sempre ali também, então as conversas avançando você já vai poder comprar e receber no mesmo dia", disse.
Durante o primeiro semestre de 2023, o item mais vendido em todo o Estado foi o smartphone Samsung A03, assim como todos os estados do Nordeste e alguns outros da região Norte. Os números de venda não foram divulgados.
Em relação a itens de supermercado, o Mercado Livre listou os 10 itens mais vendidos no Ceará entre janeiro e junho deste ano. Veja a lista.
O repórter viajou a convite da empresa