As pesquisas de satisfação de clientes e de recall das marcas mais lembradas podem auxiliar as empresas a se posicionarem melhor nos seus segmentos, de acordo com o professor e sócio-diretor na Buhamra & Romero Soluções Estratégicas, Mauro Romero.
"Trabalho há vinte anos analisando pesquisa de satisfação de clientes do setor de energia elétrica. E vejo que a marca sendo bem avaliada no mercado, ela passa a ter uma projeção boa, uma credibilidade melhor e um maior valor de mercado", analisa.
Romero considera que não adianta uma marca ter lucro e ser mal avaliada pelo mercado, "não condiz com uma empresa de sucesso".
Ele destaca que essa medição da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind serve para comparar com a concorrência ou mesmo com a evolução da própria marca. "É um feedback muito claro do consumidor", afirma. Uma pesquisa bem estruturada avalia se as ações e as estratégias de marketing estão sendo efetivas, complementa.
"Se uma marca não está sendo lembrada da maneira desejada, alguma coisa tem que mudar. Algum ajuste tem que ser feito na estratégia de marketing. Esses insights da pesquisa faz o alinhamento da expectativa do público com a entrega e serve para ver em quais regiões a marca está sendo lembrada ou não para definir novas estratégias para aquela região", descreve.
Outra sugestão do especialista é fazer um benchmarking, se aproximando das melhores marcas para faz uma troca de informações. "Para quem quer construir uma credibilidade a pesquisa é fundamental."