No primeiro dia do Proenergia Summit 2023, o presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Luís Carlos Queiroz, reiterou o pedido da entidade para que se tenha segurança jurídica para a produção e comercialização do H2V, com a regulamentação do Governo Federal.
"O que todo empresário e qualquer investidor precisa é de transparência e de regras."
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, reforçou o empenho pessoal do governador Elmano de Freitas (PT) em regulamentar o hidrogênio verde até o final do ano. Ele comenta ainda que o Ceará estaria um passo à frente de outros locais na implementação da transição energética, já tendo memorandos assinados, passando agora, para a fase dos licenciamentos ambientais.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, afirma que as articulações continuam para que o processo seja feito até o final do ano.
"Está no Senado, nós hoje estamos com o senador Cid Gomes (PDT), tá na Câmara (de Deputados), também nós vamos ter uma reunião na semana que vem aqui, com a Câmara Federal, sobre isso, para sair a regulamentação."