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Agenda ESG nas empresas favorece inclusão socioprodutiva
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Agenda ESG nas empresas favorece inclusão socioprodutiva

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Executivos na agenda Unicef na Rede Cuca - 1 Milhão de Oportunidades (Foto: Alecio Cezar/ Divulgação Unicef)
Foto: Alecio Cezar/ Divulgação Unicef Executivos na agenda Unicef na Rede Cuca - 1 Milhão de Oportunidades

As empresas estão sensíveis ao tema da empregabilidade nos últimos anos, pois o tema está dentro de uma agenda mais complexa conhecida como ESG, da tradução livre para o português, ambiental, social e governança.

Como é o caso da M. Dias Branco, que também esteve presente na agenda do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Estado. O gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Tiago Timbó, informa que a empresa possui um programa de geração de renda chamado Alimentando Sonhos.

Nele são ofertados cursos gratuitos no setor alimentício para a população carente, em parceria com as instituições beneficentes que estão no entorno das unidades em diversas regiões do Brasil. Neste ano, nove mil pessoas já foram capturadas e a meta é alcançar 150 mil pessoas até 2030.

Parceria com escolas públicas

A Ambiental Ceará já prioriza empregos e compras locais nos 24 municípios de atuação, conforme declara a diretora executiva Águeda Muniz, que revela, ainda, que a companhia planeja para 2024 implantar o programa Pioneiros, desenvolvido nacionalmente pela Aegea Saneamento, controladora da Ambiental Ceará, para estudantes de escolas públicas.

“Ele visa proporcionar oportunidades no desenvolvimento de projetos de saneamento básico. Os jovens têm aulas sobre saneamento e conhecem cada setor para elaborarem um projeto voltado para as comunidades onde vivem, a partir dos desafios existentes. Os melhores projetos são classificados para uma premiação nacional”, detalha.

Para Águeda, o encontro com o Unicef foi uma das melhores experiências já vivenciadas. “Conhecer os desejos e anseios dos jovens e, especialmente, a busca por oportunidades, seja no estudo ou nas primeiras experiências de trabalho. É uma geração que sabe o que quer, que tem orgulho de suas origens. Foi espetacular conhecer a história daqueles que vivem em comunidades indígenas e em comunidades quilombolas”, disse.

Multinacional

A country manager Louis Vuitton América do Sul, Daniela Gontijo, que também esteve no Ceará, foi muito importante entender melhor a parceria do público e privado e o impacto positivo nas crianças e adolescentes.

“O primeiro emprego ainda é um desafio, os jovens precisam de oportunidades para aprender, conhecer e desenvolver suas habilidades. Na Louis Vuitton Brasil nós participamos do Programa Jovem Aprendiz, Plano de Menina e Centro Integração Empresa Escola (CIEE). Estamos buscando também projetos onde nossa equipe possa atuar como mentor desses jovens, os preparando para entrevista, ajudá-los com elaboração de currículo”, antecipa a executiva.

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