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Enel afirma ter investido R$ 1,5 bi em melhorias no sistema
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Enel afirma ter investido R$ 1,5 bi em melhorias no sistema

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Empréstimos foram realizados para funcionamento até 2023. (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Empréstimos foram realizados para funcionamento até 2023.

Procurada por O POVO, a Enel afirmou, por meio de nota, ter investido R$ 1,5 bilhão, "sobretudo para conexão de novos clientes, melhoria da qualidade do sistema elétrico e dos serviços prestados", além de ter reduzido a quantidade média de interrupções e duração média de interrupções no Estado.

A concessionária também respondeu a alguns questionamentos relatados à reportagem. "A Enel Distribuição Ceará informa que tem mantido diálogos frequentes com representantes da Abrasel respondendo prontamente todas as solicitações e questionamentos da referida associação", disse a empresa em relação às queixas feitas pela entidade.

"Em Morrinhos, a distribuidora identificou um poste de rede de telecomunicação fora do padrão que causou a oscilação, mas que rapidamente foi normalizada pela equipe. Sobre Juazeiro do Norte, no início de outubro, a equipe da distribuidora identificou uma falha pontual em um transformador, mas corrigiu o defeito", prosseguiu a empresa com relação a problemas narrados no Interior.

"Em relação à Praia do Futuro, a distribuidora está investindo em manutenção rotineira para diminuir o impacto da ação da maresia na rede. Somente no primeiro semestre deste ano, foram mais 475 equipamentos, como cruzetas, postes, transformadores, condutores, dentre outros", acrescentou a Enel.

"Outra medida adotada pela companhia é a implantação de postes e equipamentos de fibra de vidro em áreas de orla devido a maior resistência do material à maresia, que é a maior do Brasil e segunda maior do mundo", afirmou ainda a concessionária sobre a Praia do Futuro.

"Sobre o Cumbuco, a empresa também identificou ação da maresia na subestação, causando perda de cargas. Equipes realizaram os devidos reparos e a situação foi normalizada no mesmo dia", concluiu.

Confira a nota da Enel na íntegra!

A Enel Distribuição Ceará vem investindo constantemente na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização da rede de distribuição do Estado. Em 2022, a companhia investiu R$ 1,5 bilhão, sobretudo para conexão de novos clientes, melhoria da qualidade do sistema elétrico e dos serviços prestados. Esse montante de investimentos representa um recorde na história da empresa, e um aumento de 43,4% em comparação com 2021. Nos últimos 5 anos, a empresa investiu cerca de R$ 5,1 bilhões no Estado do Ceará.

Só no ano passado, foram inauguradas subestações nos municípios de Pindoretama, Pacatuba, Itarema e Paracuru, beneficiando cerca de 700 mil moradores das regiões. No mês de fevereiro foi entregue a subestação de Baleia, em Itapipoca, que contou com um investimento de R$ 19,5 milhões e beneficiou 175 mil moradores. Já em junho, foi inaugurada a subestação de Porteiras, na qual foram investidos mais de R$ 27 milhões, beneficiando mais de 100 mil cearenses. Além disso, também foram entregues equipamentos em Fortaleza e Guaraciaba do Norte.


Como resultado dos investimentos realizados, a distribuidora registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela agência reguladora do setor elétrico, a ANEEL. De 2020 para 2022, a empresa reduziu em 33% a quantidade média das interrupções de energia (FEC por Unidade Consumidora) e em 39% a duração média das interrupções (DEC por Unidade Consumidora). Somente no último ano, de junho de 2022 a junho de 2023, a empresa reduziu em 12,9% a duração média das interrupções (DEC por Unidade Consumidora) e em 9,4% a frequência média das interrupções de energia (FEC por Unidade Consumidora).

Sobre os questionamentos da Abrasel, citados pela reportagem, a Enel Distribuição Ceará informa que tem mantido diálogos frequentes com representantes da Abrasel respondendo prontamente todas as solicitações e questionamentos da referida associação.

Em relação aos casos específicos, a Enel Distribuição Ceará esclarece abaixo:

Em Morrinhos, a distribuidora identificou um poste de rede de telecomunicação fora do padrão que causou a oscilação, mas que rapidamente foi normalizada pela equipe.

Sobre Juazeiro do Norte, no início de outubro, a equipe da distribuidora identificou uma falha pontual em um transformador, mas corrigiu o defeito e normalizou o fornecimento.

Em relação à Praia do Futuro, a distribuidora está investindo em manutenção rotineira para diminuir o impacto da ação da maresia na rede. Somente no primeiro semestre deste ano, mais 475 equipamentos, como cruzetas, postes, transformadores, condutores, dentre outros, em toda área de orla da capital. Outra medida adotada pela companhia é a implantação de postes e equipamentos de fibra de vidro em áreas de orla devido a maior resistência do material à maresia, que é a maior do Brasil e segunda maior do mundo. Sobre o Cumbuco, a empresa também identificou ação da maresia na subestação, causando perda de cargas. Equipes realizaram os devidos reparos e a situação foi normalizada no mesmo dia.

Já sobre a região da Taíba, alguns equipamentos e transformadores apresentaram algumas oscilações, mas a distribuidora reforçou às equipes e vem trabalhando na região desde então com um plano específico de manutenção na região. A empresa também acrescenta que participou de uma reunião com o Prefeito e representantes da Associação de Hotéis e Pousadas de São Gonçalo, na qual mostrou todas as ações implementadas e o Plano de ação em curso e, posteriormente, obteve o reconhecimento do município de que as medidas adotadas tinham sido eficazes na solução das intercorrências.

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