Logo O POVO+
"Crédito é igual remédio: precisa da dosagem certa"
Economia

"Crédito é igual remédio: precisa da dosagem certa"

Planejamento.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Crédito é fundamental na hora de iniciar uma empresa. Para Silvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae Ceará, uma das maiores dificuldades no acesso às linhas, são as garantias exigidas.

"O Sebrae, como gestor do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Famp), em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem nessa ferramenta, uma estratégia. Avaliamos em até 80% esses financiamentos solicitados, facilitando a tramitação", diz.

O Sebrae também oferece outros serviços, como um atendimento gratuito, de seis horas de consultoria, feito pelos agentes de créditos e finanças, que analisam a situação da empresa que deseja pleitear financiamentos.

Já o Banco do Nordeste aplicou, em 2023, no Ceará, mais de R$ 6 bilhões para os micros e pequenos empreendedores. A dificuldade, segundo o BNB, é a adaptação ao avanço tecnológico.

"Precisamos estimular a inovação no mercado das MPEs. Para tanto, o Banco tem estimulado linhas de crédito para inovação, fortalecendo o HUB", diz Marcelo Azevedo Teixeira, gerente regional do Microcrédito do Banco, no Ceará.

Silvio Moreira salienta, entretanto, a necessidade de se levar em consideração aspectos como a taxa de juros, valor de parcelas, sazonalidade do negócio (com momentos de maior lucro), dentre outros.

"Nosso papel é fazer o empresário avaliar melhor essa linha de crédito, para que não se endivide. Por isso dizemos que crédito é igual a remédio, tem que tomar na dose certa, nem a menos e nem a mais", afirma o representante do Sebrae.

O que você achou desse conteúdo?