Logo O POVO+
No mundo dos investimentos com cautela
Economia

No mundo dos investimentos com cautela

Carreira.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza, CE, BR 23.10.20 Matheus Marques é médico, recém-formado, e tem interesse na área dos investimentos, mas teme perder dinheiro com aplicações. (Fco Fontenele/OPOVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, CE, BR 23.10.20 Matheus Marques é médico, recém-formado, e tem interesse na área dos investimentos, mas teme perder dinheiro com aplicações. (Fco Fontenele/OPOVO)

Matheus Marques, 25, é médico generalista formado em 2023, que iniciou a carreira neste ano. No que se refere ao mundo dos investimentos, já tem uma mentalidade voltada ao planejamento. Ele conta que seguiu conselhos que escutou de outros médicos e tem conseguido poupar aproximadamente 60% de seus ganhos mensais. "Eu já tive uma noção em algumas palestras da faculdade, alguns médicos mais experientes me falaram sobre a importância de sempre fazer uma reserva mirando o futuro. Na Medicina, você trabalha basicamente como um autônomo", ressalta.

Cuidadoso, Matheus pensa em investir, mas só após montar uma reserva de emergência com valor similar a algo entre seis e 12 meses de custo mensal. Quando conseguir atingir o valor que deseja, já pensa nas estratégias na hora de realizar seus aportes. Segundo o médico, o objetivo é no longo prazo, para antecipar a aposentadoria, de forma que garanta um padrão de vida para si e para a família que planeja constituir.

Ele já tem buscado consumir alguns conteúdos que encontra na internet e redes sociais sobre educação financeira e investimentos. Mas, por enquanto, segue atuando com cuidado quando o assunto é finanças, já que tem observado o mercado volátil e ainda falta conhecimento para se arriscar.

O que você achou desse conteúdo?