O POVO entrou em contato com três empreendedores cearenses do setor da beleza e questionou sobre as principais mudanças percebidas hoje nos negócios, em comparação ao período em que foram iniciados.
Vicente Sanford é proprietário da WU, empresa de cosméticos localizada no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O negócio foi criado no início dos anos 1990 por Pablo Neira, pai de Vicente. Durante 2015 e 2018, ambos dividiram o comando da empresa até que, na pandemia, o filho passou a chefiar o empreendimento sozinho, devido a problemas de saúde de Pablo.
"Eu praticamente cresci junto da WU, nem pensei em fazer outra coisa", diz Sanford.
Segundo ele, de meados da década de 2010 para hoje, a principal diferença é a digitalização dos negócios.
"Ganhando cada vez mais força. Antes nosso marketing era cada vez mais em eventos, tendo que viajar para os lugares, para levar a bandeira da marca. Hoje o marketing é 100% ativo pelas redes sociais. É um ritmo que gera muita força, mas desafios também, pela adaptação", explica.
Para Sintia Lemos, proprietária da Mkarrari, empresa de produtos naturais para cabelos, a maior mudança, hoje, está justamente no aumento da procura por produtos naturais em cosméticos. "Com o passar dos anos essa busca se intensificou e hoje em dia a terapia capilar é algo que está cada vez mais em evidência no mercado", explica.
Empreendimento já conta com mais de 20 anos de existência e surgiu com a descoberta de que "Algas Vermelhas do Sul do Oceano Pacífico" ajudam na reconstrução capilar. Sintia, então produziu produtos com base nelas e passou a vendê-los de salão em salão. Com o dinheiro das vendas, montou uma fábrica do zero, articulou com fornecedores e expandiu o negócio.
Já Isabella Pinheiro é dona de um salão de beleza: o "Bella Sallon", localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza. Negócio surgiu em 2015, em uma estrutura de 35 m², no bairro Messejana, também na capital cearense. A estrutura atual, inaugurada em 2020, durante a pandemia, é dez vezes maior e conta com a atuação de 66 colaboradores.
Segundo ela, ao longo desses 8 anos, o setor cresceu muito. "Muitos salões de beleza, todos com porte bom, com cada vez mais profissionais qualificados. O que é um desafio né? Cada vez mais temos que investir em estrutura e na equipe para estar à frente da concorrência", diz Isabella.
"Nossa missão acho que é comum entre os profissionais da beleza,né? É enaltecer a beleza das mulheres, promover momentos de autocuidado, respeitando a essência de cada pessoa", afirma.