O Porto do Pecém divulgou alta de 20% na movimentação de outubro. O crescimento foi referente ao fluxo de contêineres de 20 pés. O resultado adicional superou os 6 mil TEUs, que é a unidade de medida que representa a capacidade de carga de um contêiner marítimo normal.
Conforme balanço da própria Companhia do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S/A), a expectativa é que o cenário de maior movimento se repita em novembro.
No comunicado sobre o resultado, a justificativa da empresa é que a situação de seca que ocorre no rio Amazonas, com consequente redução do nível da agua, impacta no recebimento de cargas pelo Porto de Manaus.
Assim, portanto, houve redistribuição das rotas dos navios que operam naquela região.
Roberto de Castro, diretor de Operações do Complexo do Pecém, detalha que como o Porto do Pecém atua como o principal do Nordeste no transbordo da carga conteinerizada destinada a Manaus, ele virou o destino das cargas que não conseguem chegar lá.
"Estamos realizando um esforço para movimentar e armazenar a carga destinada ao Porto de Manaus para atender os nossos principais armadores por conta da seca que impede a navegação dos navios”, complementa.
Além disso, o gestor explica que a maior parte dessa carga, que é composta principalmente por equipamentos e materiais das indústrias da Zona Franca de Manaus, ficará depositada no pátio recém ampliado do Porto do Pecém.
Este movimento perdurará nos meses de novembro e dezembro, quando o rio deve recuperar o seu volume e assim permitir a navegação dos navios para Manaus.
O Porto do Pecém é constituído de três piers marítimos, sendo o primeiro para granéis sólidos, líquidos e carga geral não conteinerizada.
Oo segundo é para granéis líquidos e o terceiro (TMUT) para granel sólido, carga geral conteinerizada e não conteinerizada.
Por se tratar de um terminal offshore, os piers de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de “L” com 2.770 m de extensão.
Além disso, os Piers são ligados ao continente por uma ponte rodoviária que interliga o pátio de armazenagem às instalações de atracação de navios.