Logo O POVO+
Grupo vai acelerar regulação de H2V
Economia

Grupo vai acelerar regulação de H2V

Pressão.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A comitiva saída do Ceará, composta pelo governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Fortescue, Andrew Forrest, que se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, gerou impactos positivos na visão de Lula sobre o processo de transição energética.

A afirmação é do governador cearense que deu detalhes dos bastidores. Segundo Elmano, Lula ficou animado com o cenário descrito pelo presidente da Fortescue, tanto que pediu para que o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, organizasse um grupo de trabalho para buscar acelerar o trâmite das demandas dos empresários interessados em investir em hidrogênio verde.

A medida, inicialmente, é um passo do Executivo para acelerar os passos dados no Legislativo, que ainda discute como será realizado o processo de regulamentação da nova indústria do hidrogênio verde. De acordo com as promessas do Governo Federal, a ideia era que a legislação viesse até o fim de dezembro.

"Tivemos uma reunião com o presidente Lula sobre o assunto, que nos colocou em uma situação muito favorável para a produção do hidrogênio verde", diz o governador

No entanto, após reunião no Palácio da Abolição que contou com o presidente da Comissão Especial do Hidrogênio Verde no Senador, Cid Gomes (PDT), Elmano participou de coletiva de imprensa ontem em que chegou a mencionar que a regulamentação viria entre o fim de 2023 e primeiros meses de 2024.

No último dia 7, a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio da Câmara dos Deputados cancelou a reunião que faria para votar o relatório preliminar que trata do anteprojeto do Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono. A reunião ainda não foi remarcada.

O que você achou desse conteúdo?