O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, diz que a nova portaria não altera o funcionamento do Comércio em Fortaleza. Isso porque na convenção coletiva 2023-2024 já há um acordo para abertura de lojas em todos os feriados, menos no Carnaval e no dia 1º de maio (dia do trabalhador).
Nestes dois casos, ainda que haja a oferta de pagamento dobrado ou compensação ao trabalhador é vedado o funcionamento das lojas. Esta é uma situação que ele pretende mudar na próxima negociação.
"O que a gente quer é abrir o comércio independente de convenção coletiva. Queremos pagar o empregado ou dar folga pelo feriado, do mesmo jeito que já damos no domingo. Porque um dia com uma loja fechada representa 5% a menos no faturamento."
Ele diz que abrir no feriado é muito caro. E uma mudança no acordo para o Carnaval favoreceria, principalmente, as lojas de shoppings.
"O Ceará e Fortaleza estão nos primeiros destinos turísticos do Brasil. E Fortaleza é a única cidade que fecha no Carnaval, sendo uma cidade turística."
Ele observa que todo o esforço dos governos municipal e estadual são "jogados fora". "O mundo todo funciona nos feriados, é só respeitar a legislação."