O diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Heitor Freire, que o governo federal fará nova concessão para retomar o ramal da Transnordestina entre Salgueiro e o Porto de Suape, em território pernambucano.
Em coletiva concedida após o fim do Fórum de Competitividade Regional do Nordeste, Freire destacou ainda que será preciso um novo funding (captação de recursos financeiros para um investimento) de aproximadamente R$ 3 bilhões para concluir o ramal Salgueiro-Pecém.
"A Sudene já fez um grande aporte e nós temos uma expectativa grande de que essa obra se conclua nos próximos anos. Não é uma obra pequena, mas com esse último aporte de R$ 811 milhões vão ser contratadas milhares de pessoas nesses municípios por onde a ferrovia vai passar e com mão de obra local. Ou seja, essas pessoas serão capacitadas e isso vai movimentar a economia local", ressaltou.
"Nossa expectativa é que ao fim deste ano um determinado trecho já comece a rodar e ano que vem outro trecho chegando até Quixadá ou Quixeramobim. Até 2027, eles (os responsáveis pela obra) querem concluir o ramal, chegando até o Pecém (em São Gonçalo do Amarante)", conclui Freire.