Logo O POVO+
Cônsul honorária da Alemanha promete mais conexões entre CE e o país europeu
Economia

Cônsul honorária da Alemanha promete mais conexões entre CE e o país europeu

| Relações internacionais | Energias renováveis devem ser a linha de frente para estreitar ainda mais as relações econômicas e acadêmicas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marlene Pinheiro foi empossada como cônsul honorária da Alemanha em Fortaleza (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Marlene Pinheiro foi empossada como cônsul honorária da Alemanha em Fortaleza

Fortaleza conta, a partir de hoje, com um escritório do consulado alemão para atender cidadãos alemães e brasileiros residentes nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. A cônsul honorária, Marlene Pinheiro, foi empossada na noite de ontem e prometeu trabalhar por mais conexões entre o Ceará e a Alemanha.

"Essa parceria já está sendo desenvolvida. As visitas das delegações alemãs ao Ceará acontecem exatamente dentro da promoção de conexões de contatos. Eu já fazia esse network antes do consulado. Então, o meu trabalho é fazer a conexão realmente se intensificar e permanecer com essas iniciativas aqui fortes para que sejam, de fato, implementadas e desenvolvam outros frutos", afirmou, citando especialmente o potencial local em energias renováveis, que é de interesse dos alemães.

Johannes Bloos, cônsul geral da República Federal da Alemanha para o Nordeste, também destacou a atuação do consulado em estreitar essas relações, tanto econômica quanto de pesquisa e desenvolvimento. A fala foi ao encontro dos interesses das secretárias Roseane Medeiros (Relações Internacionais) e Sandra Monteiro (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), que prestigiaram a posse juntamente com Constantino Frate, coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Também presente na posse, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, reforçou o âmbito acadêmico ao mencionar os planos do Município de ter uma escola bilíngue português e alemão na cidade. O projeto, contou, está em estudo e conta com o apoio da Casa de Cultura Alemã, vinculada à Universidade Federal do Ceará. Agora, convidou, quer a participação de Marlene no projeto.

Serviços

Além do apoio às iniciativas de interesse dos governos e dos empresários, Marlene Pinheiro ressalta que será responsável também pelos intercâmbios, emissões de passaporte e todos os serviços de recebimento dos cidadãos alemães em Ceará, Maranhão e Piauí e apoio aos habitantes daqui que têm interesse em ir para a Alemanha.

Os serviços estarão disponíveis a partir de janeiro e vão funcionar em um escritório na Faculdade Ari de Sá, localizada na avenida Heráclito Graça, 826, no Centro de Fortaleza.

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?