Transição energética com foco na cadeia do hub do hidrogênio verde que se desenha no Ceará. Este é o foco da comitiva cearense que se encontra em Dubai, na 28ª edição da Conferência das Partes (ou COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), que é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo clima.
Dentre os destaques estão respresentantes do Governo do Ceará e da Federação das Indústrias do Estado (Fiec). Logo na sexta, 1º, o governador ELmano de Freitas (PT) participou da plenária em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursou sobre preservação ambiental.
Na ocasião ele ainda participou da apresentação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tratou sobre uma transformação ecológica para o Brasil.
Dentre outros temas, o gestor ainda marcou presença no debate sobre ações para fortalecer o desenvolvimento da indústria eólica no país, o Brasil Hub Global de Energias Renováveis.
Já no sábado, 2, Elmano participou de vários painéis, incluindo o da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Em mais um dia em Dubai, apresentei investimento realizados no Ceará voltados para fortalecer o protagonismo do nosso estado no processo de transição de matriz energética", frisou.
Líder da indústria no Nordeste, sobretudo na do Ceará, Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec e vice-presidente executivo da CNI, participou no sábado, 2, de reunião com o presidente do Brasil, onde foi discutido o papel e as oportunidades do País frente à transição da matriz energética mundial e sua importância para a sustentabilidade do planeta. Em seguida, foi à inauguração do estande da CNI na COP28, espaço que destaca as ações e inovações da indústria brasileira frente às mudanças climáticas globais. Ontem, ele moderou o painel Transição Energética - Hidrogênio de Baixo Carbono, com presença do ministro de Minas e Energias do Brasil, Alexandre Silveira de Oliveira.