Logo O POVO+
Maracanaú é 4ª melhor cidade do País para se fazer negócios na Indústria
Economia

Maracanaú é 4ª melhor cidade do País para se fazer negócios na Indústria

|RANKING| Ceará tem outros quatro municípios entre os 100 primeiros da categoria. Maior destaque, porém, é em Educação, com seis municípios entre melhores colocados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Distrito industrial de Maracanaú é importante polo econômico do Estado (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Distrito industrial de Maracanaú é importante polo econômico do Estado

O município de Maracanaú é o 4º melhor do País para se fazer negócios na categoria Indústria, conforme aponta ranking da consultoria Urban Systems e revista Exame, que avalia o ambiente econômico de 319 cidades com mais de 100 mil habitantes.

À frente da cidade no levantamento aparecem Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Nova Serrana (MG), ocupando as três primeiras posições, respectivamente.

O Ceará conta ainda com outros quatro municípios entre os 100 primeiros do ranking nesta categoria, em particular: Caucaia (17º), Sobral (25º), Maranguape (44º) e Itapipoca (85º).

Conforme os organizadores do ranking, são analisados os seguintes indicadores na categoria indústria: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimentos industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

O ranking inclui outras sete categorias, entre as quais a Educação conta com o maior número de municípios cearenses, seis entre os 100 primeiros: Fortaleza (10º), Maracanaú (20º), Caucaia (22º), Juazeiro do Norte (29º), Crato (34º) e Itapipoca (72º).

As três primeiras posições nacionais ficam com São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, respectivamente. Nessa categoria, os critérios avaliados são: matrículas na educação básica total, matrículas na educação privada, escolas na educação básica, variação do número de alunos por escolas, matrículas na educação superior total, matrículas na educação superior privada, estabelecimento na educação superior, variação do número de alunos por estabelecimento, empregos na educação, concentração de matrículas da educação superior.

O Estado também aparece bem na categoria Saúde, listada pela primeira vez neste ano. São três municípios entre os 100 primeiros do País: Fortaleza (18º), Maracanaú (85º) e Itapipoca (96º). O pódio nacional é composto, respectivamente, por Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis.

O melhor resultado da capital cearense se dá na categoria Mercado Imobiliário, na qual Fortaleza figura na 8ª posição. Juazeiro do Norte é a única outra cidade do Estado a figurar entre as 100 primeiras do Brasil nesse segmento, ficando mais precisamente com a 82ª posição.

No Setor de Serviços, Fortaleza e Maracanaú aparecem respectivamente na 28ª e na 82ª posição. Por outro lado, nenhum município cearense aparece entre os 100 primeiros do País, nas categorias Comércio e Agronegócio.

Em linhas gerais, os resultados surpreenderam os próprios pesquisadores. "Quando veio o Censo (do IBGE) novo a gente tomou um choque. Muitos municípios ficaram de fora da lista deste ano, porque passaram a ter menos de 100 mil habitantes", apontou Paulo Takito, diretor da Urban Systems.

"Outros tiveram queda forte de população, como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Uma cidade que está com sua população diminuindo não traz muitos fatores bons para negócios, porque a demanda em geral tende a cair", explicou Takito. 

Tenha acesso a mais conteúdo no Dei Valor!

Mais notícias de Economia

Análise

Entre os critérios avaliados para classificação estiveram: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, além da renda do trabalhador na indústria

O que você achou desse conteúdo?