O Juventude Digital Festival 2023, realizado pela prefeitura de Fortaleza, movimentou os jovens da capital cearense durante este sábado e domingo. Foram 25 estudantes selecionados para um programa de intercâmbio na Inglaterra, cinco projetos de alunos incubados para virar negócio e mais de 100 oportunidades de trabalho disponibilizadas.
Durante os dois dias de evento, mais de 10 mil jovens participaram de uma programação que contou com especialistas de big techs como Amazon, Nubank, Ifood, entre outras, oficinas, campeonatos gamers, feira de empregabilidade e criação soluções de impacto para a cidade.
Estiveram presentes 17 empresas para receber currículos de alunos e explicar as oportunidades disponíveis, seja de emprego, estágio ou jovem aprendiz. A maioria delas em áreas da tecnologia.
Ediane Araújo, gestora de recursos humanos na Totvs Brasil Nordeste, conversou com O POVO e disse que a empresa estava com 20 vagas disponíveis para jovens a partir dos 18 anos: "A experiência está sendo maravilhosa, estamos podendo apresentar a empresa pra muitos jovens já tivemos muitos interessados", relatou.
Alguns painéis também movimentaram o evento e, um deles foi da Ana Afonso, gerente sênior em Desenvolvimento de Software Sênior para a Amazon.com na América Latina. Ela destacou, principalmente, como é ser uma mulher em um mundo ainda dominado por homens, como o da tecnologia.
"O principal objetivo é passar uma mensagem do que é ser uma líder de tecnologia e também ser uma mulher. Quando eu entrei na Amazon eu era muito jovem, tinham pouquíssimas mulheres e eu não olhava para isso, mas hoje o meu papel é ser essa referência. Hoje eu vejo uma evolução e eu estou muito feliz de ser parte dessa evolução", disse.
No evento, também foram conhecidos os 25 estudantes de cinco escolas diferentes que ganharam intercâmbio para estudar inglês por um mês na Inglaterra, com todos os custos pagos pela Prefeitura. Eles foram escolhidos por terem desenvolvido games com foco em sustentabilidade. Veja as escolas vencedoras.
Também foram selecionados cinco projetos do JD Hackathon de Impacto. Foram criados grupos de trabalho para desenvolver soluções inovadoras para solucionar desafios da cidade. As melhores equipes foram premiadas com incentivo financeiro total de R$ 5 mil, além de incubação por 10 meses em parceria com a Somos Um para colocar o projeto em prática.