Logo O POVO+
Acquario Ceará será nova sede do Labomar
Economia

Acquario Ceará será nova sede do Labomar

| Novo propósito | Anúncio oficial será feito pelo governador Elmano de Freitas no próximo dia 29 de dezembro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Acquario começou a ser construído em 2012 (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima Acquario começou a ser construído em 2012

O Acquario Ceará será a nova sede do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC). Duas fontes relevaram ao O POVO que o espaço localizado na Praia de Iracema será destinado às pesquisas. Os detalhes serão revelados pelo governador Elmano de Freitas (PT) no próximo dia 29 de dezembro.

Toda a estrutura do projeto original, datado de 2009, será aproveitada. No entanto, segundo O POVO apurou, será necessário construir até duas lajes a mais para atender as necessidades dos pesquisadores.

Haverá peixes, mas não como seria na concepção original do Acquario. Os espécimes serão apenas para estudo, e não para visitação. De todo modo, o desenho do futuro Labomar incluirá áreas de interação com o público.

Campus Iracema

Custódio Almeida, reitor da UFC, já havia mencionado que a instituição planejava ter um novo campus na Praia de Iracema. Em entrevista à rádio O POVO CBN, ele afirmou que o local seria a sede do Labomar.

Hoje, os cursos de graduação em Oceanografia e em Ciências Ambientais e uma pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais são abrigadas pelo Laboratório, além de pelo menos dez projetos de extensão.

Mas o novo campus, disse o reitor, terá ainda um novo teatro universitário e até uma nova unidade de residência estudantil.

Hoje, o Labomar ocupa prédio na avenida da Abolição, no bairro Meireles, em Fortaleza. Já o Aquário está com obras paralisadas desde 2015, sem nenhum projeto efetivo de retomada até agora.

Acquario tem quase 15 anos de projeto

De histórico polêmico desde o lançamento pelo então governador Cid Gomes (na época, PSB), o equipamento tinha como objetivo impulsionar o turismo na capital cearense. Era projetado, quando pronto, como o terceiro maior do mundo há 14 anos.

A estrutura desenhada para o equipamento trazia 21,5 mil metros quadrados de área construída e 38 tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros de água.

No total, eram quatro pavimentos nos quais seriam distribuídos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levariam os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos.

Sem sequência

Orçado em US$ 150 milhões e com financiamento do Ex Im Bank em 2012, o Acquario Ceará passou por revisões de projeto e custos ao longo desse período. Após a saída de Cid Gomes do Palácio da Abolição, Camilo Santana (PT) tentou dar sequência ao projeto sem sucesso.

De início, o então novo governador optou por buscar parcerias público-privadas para a obra e operação do equipamento, mas não encontrou interessados. Críticas sobre o robusto investimento, que havia perdido o financiamento, em meio a um período de estiagem e, na sequência, uma pandemia, acabaram por inviabilizar o andamento do projeto por Camilo. 

Mais notícias de Economia

Pesquisa

Equipamento sai de um objetivo de impulsionar o turismo da capital para ancorar um dos centros de pesquisa mais avançados em ciências do mar

O que você achou desse conteúdo?