Durante o fim de semana de festividades do Ano Novo no Ceará, reclamações relacionadas à falta de energia elétrica foram feitas por estabelecimentos da rede hoteleira do Estado, além de restaurantes, especialmente na praia do Cumbuco, a 25 km de Fortaleza, e em Icaraí de Amontada, a 200 km da capital.
A Enel Distribuição Ceará informou ao O POVO que fortes chuvas, acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos, atingiram a área de concessão da companhia na noite do dia 31 e afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes.
"De imediato, a companhia iniciou manobras de transferência de cargas e reforçou suas equipes em campo para normalizar o serviço aos clientes afetados o mais breve possível", conforme nota.
De acordo com relatos recebidos pelo O POVO de uma pousada localizada em Icaraí de Amontada, o desabastecimento de energia é recorrente em datas festivas na região. "Ficamos obrigados a alugar ou comprar geradores por conta dessa instabilidade", informou.
"Nesse Réveillon, não foi diferente. A rede não suporta a demanda, e o poder público não toma nenhuma providência efetiva. Houve diversas quedas de energia, com isso, perdemos aparelhos de ar-condicionado e microondas", acrescentou.
O estabelecimento disse ainda ter tido o seu atendimento prejudicado, já que ficou sem internet e sem sistema. "Isso tudo gera grande insatisfação dos turistas que movimentam a economia da região", segundo a pousada.
Em relação à falta de energia em Icaraí de Amontada, a Enel Ceará esclareceu que normalizou o serviço no dia 31 mesmo após a troca de dois transformadores.
"A distribuidora ressalta que, para melhorar a qualidade do fornecimento de energia a clientes de Amontada e região, inaugurou em 2023 uma nova subestação em Itapipoca. A unidade contou com investimento de cerca de R$ 19,5 milhões, beneficiando mais de 37 mil moradores da região", detalhou.
Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará, Taiene Righetto, informou ao O POVO que tem recebido, desde sexta-feira, 29, relatos "desesperadores" de diversos restaurantes sem energia elétrica ou com oscilações.
"Ontem, muitos ficaram no escuro. Alguns relatos chegaram de Fortaleza, embora em menor quantidade, mas o principal foco foi o Cumbuco", explicou. (Ana Luiza Serrão)
Fortaleza
Ontem, pelas redes sociais, usuários também relataram queixas sobre oscilação de energia em alguns bairros de Fortaleza