Com a realização das provas do CPNU em dois turnos e por blocos temáticos, a especialista em concursos, Camila Montenegro, reforça a importância de que os candidatos leiam atentamente os editais e de incluírem, ao longo da preparação para o certame, a realização de simulados, em formato semelhante ao que devem se deparar no dia do exame.
"A dica que eu dou é, realmente, analisar com cuidado os editais e os blocos temáticos para que você possa escolher aquele que tenha mais a ver com você. Muitos blocos temáticos não têm exigência de nível superior específico", diz Camila, que foi aprovada em oito concursos e hoje é auditora fiscal jurídica da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).
"Lógico que os conteúdos programáticos são mais direcionados para os cargos que estão dentro daquele bloco. A pessoa deve analisar com cuidado os conteúdos e se direcionar para aquele que ela tenha mais afinidade realmente. A gente tem blocos temáticos com vários cargos e outros com menos cargos. Então, é fazer uma análise mais da questão do conteúdo", acrescenta.
Camila aprovou o novo modelo de seleção pública. "Eu achei bem positivo, no sentido de que ele dá bem mais oportunidades às pessoas menos favorecidas. Ele prevê, por exemplo, um cadastro de reserva bem ampliado para que você possa ter contratações temporárias no futuro. As pessoas se inscrevem uma única vez e conseguem concorrer a mais de um cargo. A gente vai ter a aplicação de provas em 220 cidades brasileiras. Então, é realmente o modelo que prioriza o acesso ao serviço público pelas pessoas menos favorecidas", pontua.
Sobre a dinâmica de preparação para o concurso, a especialista afirma que esse processo deve acontecer com testes e simulados feitos, considerando o mesmo período de tempo que vai ser utilizado no dia da prova, pela manhã e pela tarde.
"O candidato deve tentar fazer a redação junto com o simulado, utilizando mais ou menos o tempo que ele terá durante a prova, para que possa chegar no dia com o corpo e a mente acostumados ao formato", diz.
Desde setembro do ano passado, Camila Montenegro tem produzido conteúdos com dicas para concurseiros, em parceria com O POVO.