Logo O POVO+
Nova política industrial terá maior ação do governo
Economia

Nova política industrial terá maior ação do governo

| Agenda | Documento deve ser revelado hoje, às 11h, em Brasília
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com 102 páginas, o Nova Indústria Brasil prevê linhas de crédito, subsídios e exigências de conteúdo local.



 (Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil Com 102 páginas, o Nova Indústria Brasil prevê linhas de crédito, subsídios e exigências de conteúdo local.

O novo plano industrial do País, denominado "Nova Indústria Brasil", está previsto para receber aprovação nesta segunda-feira, 22, às 11 horas, no Palácio do Planalto (DF). A política, elaborada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), visa preparar o percurso do desenvolvimento nacional até 2033 e deve ter maior participação do governo, segundo já vazou em Brasília.

Com 102 páginas, o Nova Indústria Brasil prevê linhas de crédito, subsídios e exigências de conteúdo local, no intuito de promover as empresas nacionais, as quais deverão assumir serviços e obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como contratos com compras do governo.

Agroindústria; complexo industrial de saúde; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; transformação digital; bioeconomia; e tecnologia da defesa são setores incluídos nas metas e diretrizes propostas.

Dentre as diretrizes transversais, há ainda questões relacionadas à inclusão; equidade de gênero, cor e etnia; promoção do trabalho decente e melhoria da renda; desenvolvimento produtivo, tecnológico e de inovação; incremento da produtividade e da competitividade; e redução de desigualdades.

A construção deste planejamento foi feita ao longo do segundo semestre de 2023 pelo CNDI, formado por 20 ministérios, 21 entidades representativas da sociedade civil, do setor produtivo e dos trabalhadores e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo boletim mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, após oito anos de espera, a proposta visa traçar "o caminho do desenvolvimento de uma indústria nacional forte, inovadora, sustentável e inclusa".

O plano de ação deverá ser entregue pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em solenidade hoje. (Com Folha de S. Paulo)

COMPRAS INTERNACIONAIS terão mais taxas em 2024 mesmo custando menos de US$ 50? | Dei Valor

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?