A Prefeitura de Caucaia conseguiu uma liminar judicial obrigando a Enel Ceará a manter equipes de plantão no município, a fim de fazer reparos e restabelecimentos de energia com celeridade. A preocupação é evitar que aconteçam em 2024 quedas e oscilações registradas durante o período do Réveillon e em feriados ao longo de 2023.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) relatou que o setor tem tido prejuízos no município, especialmente em regiões turísticas como a Praia do Cumbuco, que recebem um maior volume de visitantes em datas comemorativas.
"Estamos diante de uma expectativa significativa de público durante o Carnaval, e estamos igualmente apreensivos em relação ao fornecimento de energia", disse Herbenia Lopes, líder da Abrasel Cumbuco.
"A liminar obriga a Enel a manter uma quantidade adequada de equipes para atender aos estabelecimentos que, eventualmente, enfrentem a interrupção no fornecimento em um prazo máximo de até 2 horas. Em Fortaleza, por exemplo, esse procedimento já é padrão", diz o presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto.
Nesta semana, a Enel Ceará anunciou o seu plano de operações para o Carnaval que envolve reforço no número de funcionários no período, com mais de 1.000 colaboradores, 340 equipes em campo e duas subestações móveis.
O atendimento nos canais digitais e as rondas operativas, que circularão pelo Estado para diminuir as ocorrências de furtos de fiação ou falhas na rede, estão entre os times que serão reforçados. Um processo de categorização das ocorrências também será implementado, com o intuito de elencar os atendimentos em escala de prioridade, "permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento prioritário".
"Nos municípios de Camocim, Sobral, São Benedito, Jericoacoara, Amontada, Paraipaba, Trairi, Aquiraz, Beberibe e Cumbuco, onde têm uma movimentação maior durante o feriado, foram feitas manutenções preventivas", acrescentou.(Adriano Queiroz)