Logo O POVO+
Problemas ocorrem após promessa de melhoria da Enel
Comentar
Economia

Problemas ocorrem após promessa de melhoria da Enel

Indicadores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
 A presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, em entrevista ao O POVO, também falou sobre queixas sobre falta de energia (Foto: Acervo/Enel Distribuição Ceará)
Foto: Acervo/Enel Distribuição Ceará  A presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, em entrevista ao O POVO, também falou sobre queixas sobre falta de energia

Os problemas relacionados ao abastecimento de energia elétrica no Ceará ocorrem na mesma semana em que a presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, deu entrevista ao O POVO, e destacou o interesse da empresa em manter investimentos no Estado.

No último dia 8, Sandra deu entrevista às rádios O POVO CBN e O POVO CBN Cariri, enfatizando que a matriz desistiu da venda da operação, que os investimentos na rede local não deixaram de ser aplicados e que demonstram interesse na continuidade da concessão.

Ela também destacou o planejamento em torno de um plano de ação, em parceria com as prefeituras que organizavam as maiores festas de Carnaval. Isso incluiu o aumento do efetivo de técnicos da Enel atuando em campo no feriadão para atendimentos mais céleres.

Segundo a Enel, nos últimos cinco anos foram aplicados mais de R$ 5 bilhões no Ceará. O montante foi investido especialmente na expansão da rede, além da modernização da infraestrutura.

Questionada sobre os recorrentes problemas de falta de energia em períodos como o Carnaval e Réveillon, Márcia Sandra culpou as chuvas torrenciais e a ocorrência de raios, além do aumento do furto de cabos (foram 240 km furtados em 2023).

"Não é só o cabo que danifica, danifica também o poste, a estrutura, porque eles tracionam, quebram. A demora, muitas vezes, num atendimento desses é maior do que num atendimento normal, porque eu tenho que fazer o recondutoramento, que é puxar o cabo. Tenho que colocar poste novo, então isso realmente afeta muito a população em geral".

Ainda na sexta-feira, 9, foi confirmado que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aplicou uma multa de R$ 165,8 milhões à Enel São Paulo pelo apagão que atingiu aquela região metropolitana em novembro de 2023. Na ocasião, cerca de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz, com o fornecimento levando uma semana para ser normalizado.

De acordo com a Aneel, a concessionária de energia descumpriu uma resolução normativa que permite a penalização de companhias por "implantar, operar ou manter instalações de energia elétrica e os respectivos equipamentos de forma inadequada".

Após os problemas decorrentes dos alagamentos e fortes chuvas no Ceará, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que "cobra e monitora" a situação de falta de energia durante o feriadão.

O que você achou desse conteúdo?