Logo O POVO+
Especialistas citam saúde financeira da estatal
Economia

Especialistas citam saúde financeira da estatal

Apesar de ruídos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Empresa teve segundo maior lucro de sua história em 2023 (Foto: Cezar Fernandes/Agência Petrobras)
Foto: Cezar Fernandes/Agência Petrobras Empresa teve segundo maior lucro de sua história em 2023

Mesmo com a perda de valor de mercado nas últimas três semanas e o tombo da última sexta-feira, 8, analistas ouvidos por O POVO ressaltaram a saúde financeira da Petrobras, sem esquecer de citar pontos controversos da atual política adotada pela companhia.

O consultor em engenharia do petróleo, Ricardo Pinheiro, lembrou que a Petrobras teve o segundo maior lucro líquido de sua história e também o segundo maior resultado do mundo em seu segmento, atrás apenas da Exxon Mobil.

"Foi, principalmente, o investidor do curtíssimo prazo e do mercado extremamente especulativo de ações que provocou todo esse estardalhaço, não o investidor de médio e longo prazo, que está analisando os resultados da empresa, que apresentou recordes de produção e de refino", destacou.

Por sua vez, o analista-chefe da TC, Carlos André Marinho Vieira, ressaltou que mesmo a chamada política PPI, ou seja, a que estabelecia o preço da paridade de importação, na prática, não foi abandonada pela companhia, o que era uma preocupação do mercado quando da chegada de Jean Paul Prates ao comando da Petrobras.

"Em tese, ele acabou com o PPI, mas não na sua essência. Foi realizado outro tipo de cálculo que garante uma paridade internacional no preço dos combustíveis vendidos pela Petrobras, com uma maior diferença entre o período de reajuste, que agora é mais longo", avaliou.

Por fim, o economista Ricardo Coimbra observou, porém, que a retenção do pagamento de dividendos acaba sendo negativa para o próprio governo que é acionista majoritário da Petrobras.

"Quanto maior o lucro da empresa maior será a parte desse lucro que pode ser direcionada para o que o governo achar mais interessante, como o investimento na área social", concluiu.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?