O setor de comércio brasileiro está com expectativas positivas para a implementação do Drex, com especialistas da área pontuando que já se sentem preparados para esta transição digital e que não enxergam limitações significativas para sua disseminação. Entretanto, como o meio de pagamento necessita de aparelhos eletrônicos, a desigualdade digital pode interferir.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, vê o Pix como uma iniciativa preliminar de sucesso para o Drex. "O dinheiro digital já é uma realidade, e nós estamos preparados para essa transição. Precisamos entender melhor como funciona, e certamente o Banco Central abrirá essa frente. Estamos prontos para implementá-la".
Apesar de a desigualdade de acesso ao mundo digital ser uma realidade no Brasil, o Drex não deve piorar o cenário. "Aqueles que já realizavam transações de determinada forma continuarão a fazê-lo e quem precisar se adaptar ao meio digital buscará fazê-lo", de acordo com a economista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Alesandra Benevides.
A docente prevê, ainda, que o Drex possibilite melhores condições para os juros, já que promovem maior garantia ao pagamento de empréstimos e reduzem o risco associado. Para isso, ela acha crucial promover a inclusão digital desde cedo à população, especialmente em zonas rurais. "Não podemos retroceder para o mundo analógico".
O empresariado também poderá contar com vantagens via Drex à medida que ampliam-se as possibilidades de ativos usados como garantias para financiar operações, o que deve gerar mais liquidez nas companhias, na visão do economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Felipe Tavares.
"Dizemos na economia que a função utilidade do consumidor mudou, de forma que ele alterou hábitos no seu consumo para aderir ao modelo mais digital. Deste modo, mesmo em grupos socialmente mais vulneráveis, a penetração do celular é elevada, indicando que não será um obstáculo para a adoção do Drex", complementou Tavares.