Por se tratar de uma nova tecnologia, a segurança de transações financeiras via Drex tem sido discutida por especialistas, mas o Banco Central garantiu que o real digital terá os mesmos níveis de segurança cibernética e de privacidade de operações já realizadas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Para o sócio da consultoria de inovação Spiralem, Bruno Diniz, um dos diferenciais de segurança do Drex é que o uso de auxílios poderá ser restringido para seus devidos fins, "como o uso exclusivo para compra de gás, garantindo que o dinheiro do auxílio seja usado de forma adequada". Bruno acredita que o Bolsa Família possa ser incluído no Drex também.
É cedo para avaliar os tipos de golpes que podem surgir com o Drex, especialmente os de engenharia social - manipulação de pessoas para transferências financeiras e compartilhamento de informações -, assim como ocorre no Pix. "Em termos tecnológicos, estamos avançando para soluções mais robustas", acrescentou Diniz.
O gerente de plataformas digitais na TecBan, Luiz Fernando Lopes, vê o nível de segurança do Drex superar o do Pix. "O Drex é uma plataforma que tem a programabilidade e que possibilita a criação de novos produtos e serviços de forma mais segura e transparente para o usuário final por meio de contratos inteligentes. Esse tipo de programação previne tais mecanismos".
A diretora-executiva da Associação Brasileira das Empresas Tokenizadoras de Ativos e Blockchain (ABToken), Regina Pedroso, também espera um nível de segurança maior para o Drex devido à tecnologia Blockchain. "Porém sabemos que existe um desafio contínuo de aperfeiçoamento de sistemas e processos, no sentido de afastar ataques e riscos".
Alguns riscos relacionados ao uso da moeda digital incluem ataques cibernéticos e perda de acesso à carteira de armazenamento dos ativos, algo muito difícil de acontecer, pois o nível de segurança da modalidade é considerado alto para o gerente de negócios digitais na empresa especializada em tecnologia CTC, Arthur Ozassa.