Logo O POVO+
Especialistas veem Drex como opção segura para realizar transações
Comentar
Economia

Especialistas veem Drex como opção segura para realizar transações

Garantia.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

Por se tratar de uma nova tecnologia, a segurança de transações financeiras via Drex tem sido discutida por especialistas, mas o Banco Central garantiu que o real digital terá os mesmos níveis de segurança cibernética e de privacidade de operações já realizadas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Para o sócio da consultoria de inovação Spiralem, Bruno Diniz, um dos diferenciais de segurança do Drex é que o uso de auxílios poderá ser restringido para seus devidos fins, "como o uso exclusivo para compra de gás, garantindo que o dinheiro do auxílio seja usado de forma adequada". Bruno acredita que o Bolsa Família possa ser incluído no Drex também.

É cedo para avaliar os tipos de golpes que podem surgir com o Drex, especialmente os de engenharia social - manipulação de pessoas para transferências financeiras e compartilhamento de informações -, assim como ocorre no Pix. "Em termos tecnológicos, estamos avançando para soluções mais robustas", acrescentou Diniz.

O gerente de plataformas digitais na TecBan, Luiz Fernando Lopes, vê o nível de segurança do Drex superar o do Pix. "O Drex é uma plataforma que tem a programabilidade e que possibilita a criação de novos produtos e serviços de forma mais segura e transparente para o usuário final por meio de contratos inteligentes. Esse tipo de programação previne tais mecanismos".

A diretora-executiva da Associação Brasileira das Empresas Tokenizadoras de Ativos e Blockchain (ABToken), Regina Pedroso, também espera um nível de segurança maior para o Drex devido à tecnologia Blockchain. "Porém sabemos que existe um desafio contínuo de aperfeiçoamento de sistemas e processos, no sentido de afastar ataques e riscos".

Alguns riscos relacionados ao uso da moeda digital incluem ataques cibernéticos e perda de acesso à carteira de armazenamento dos ativos, algo muito difícil de acontecer, pois o nível de segurança da modalidade é considerado alto para o gerente de negócios digitais na empresa especializada em tecnologia CTC, Arthur Ozassa.

O que você achou desse conteúdo?