Logo O POVO+
Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios
Economia

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

| Endividamento| Serão inseridas dívidas vencidas há mais de 90 dias
Edição Impressa
Tipo Notícia
Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios (Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

O Governo publicou ontem as regras para o Desenrola Pequenos Negócios. Poderão ser renegociadas as dívidas vencidas há mais de 90 dias da data de lançamento do programa, na última segunda, dia 26. Também não haverá limites para o valor da dívida e nem tempo máximo de atraso.

Segundo o Ministério da Fazenda, isso incentiva a concessão de descontos mais elevados para débitos mais antigos e de valores mais altos.

O Desenrola para as micro e pequenas empresas é um dos quatro eixos do Programa Acredita. Apesar de a renegociação ter entrado em vigor na terça-feira, 23, não se podia refinanciar porque as regras não estavam regulamentadas.

A partir da publicação da portaria, as instituições financeiras podem fazer os últimos ajustes operacionais para começarem as renegociações das dívidas. A previsão é que as renegociações do Desenrola Pequenas Empresas comecem efetivamente na próxima semana.

O programa Desenrola Pequenos Negócios oferece incentivos tributários para que bancos e instituições financeiras renegociem dívidas de pequenas empresas. As instituições que aderirem ao programa terão direito a um crédito presumido de impostos. Não haverá custo para o governo federal neste ano porque a apuração do crédito presumido poderá ser realizada apenas entre 2025 e 2029.

Por meio do crédito presumido, as instituições financeiras têm direito a abater de tributos futuros prejuízos em algum trimestre. (Agência Brasil)

 

 

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?